FORD COMPLETA 90 ANOS NO BRASIL
Marcos históricos
Fábricas
Produtos
O Modelo T foi o primeiro veículo Ford montado no País. Ficou conhecido pelos brasileiros pelo nome popular “Ford Bigode” – apelido que vem das duas alavancas ao lado da direção. Sucesso de vendas, esse veículo mais tarde se tornaria o “Carro do Século”. Em 1925, o Modelo T estabeleceu o recorde de 24.250 unidades vendidas no País.
No fim dos anos 20, iniciou-se no Brasil a montagem do Modelo A, um eficiente automóvel cujo nome remetia ao primeiro lançamento da Ford. As décadas de 30 e 40 foram marcadas por uma depressão mundial sem precedentes e a Ford trouxe para o Brasil os Ford V8 americanos, além do Anglia, produzido na Inglaterra, e o Eifel, feito na Alemanha. Em 1938, montou o Mercury.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a produção teve seu ritmo reduzido e, devido à escassez de combustível, a marca adaptou motores para o uso de gasogênio.
Em 1957, a Ford produziu o primeiro caminhão brasileiro: um F-600 com motor V8 a gasolina, de 167 hp, com alto índice de nacionalização. Em 1960, lançou também o primeiro trator brasileiro, o Ford 8-BR Diesel. Da fábrica do Ipiranga, em 1962, saiu a F-100, primeira picape nacional.
Em 1967, lançou o Galaxie 500, primeiro carro nacional de luxo de grande porte. Também neste ano, incorporou à sua linha o Jeep Willys e o utilitário F75. Em 1968, apresentou o Corcel, primeiro médio com tração dianteira, que em apenas 10 meses vendeu 100.000 unidades e atingiu a produção total de 1,3 milhão de veículos em seu ciclo de produção.
No início dos anos 70, lançou a perua Belina, ampliou a linha de caminhões Série F e apresentou o Maverick, lançado simultaneamente com os Estados Unidos.
Em 1979, lançou seu primeiro veículo movido exclusivamente a álcool, o Corcel II, e a picape F-1000 a Diesel. Em 1981, apresentou o Del Rey, primeiro carro médio brasileiro a conjugar luxo e economia.
No ano de 1982, a Ford lançou a Pampa, primeira picape brasileira derivada de automóvel. Um ano depois o Escort, primeiro veículo de plataforma mundial, e, em seguida, o Escort XR-3 Conversível.
Em 1985, chegou a linha de caminhões Cargo, com cabine avançada, novo lançamento mundial da Ford. Lançou também a F-1000 a álcool, primeira picape brasileira a rodar com este combustível alternativo.
Em 1989, a marca Ford lançou o Verona duas portas, trazendo o conceito de veículos com plataforma compartilhada e, em 1991, lançou o Versailles e a perua Royale. Em 1993, chegou o compacto Hobby 1.0, primeiro veículo popular da marca.
Com a abertura do mercado nos anos 90, importou o Explorer e os automóveis de luxo Taurus e Mondeo. Lançou a picape média Ranger, uma inovação nesse segmento de veículos.
Em 1996, lançou o Fiesta, primeiro automóvel compacto da marca, e, um ano depois, o Ford Ka. Esses dois modelos são os mais vendidos da linha Ford. Em seguida, chegou a picape Courier. Em 1999, lançou a nova Série F, com o modelo leve F-350 e a picape F-250.
Em 2000, chegou o Focus, outro grande sucesso mundial. Em 2002, lançou o Novo Fiesta, primeiro automóvel produzido em Camaçari. Em 2003, com o EcoSport, inaugurou o segmento de utilitários esportivos compactos nacionais. Lançou também o cavalo-mecânico Cargo 4331.
Em 2004, apresentou o Fiesta Sedan, ampliando a linha de compactos Premium. No ano seguinte, lançou a Nova Ranger e os caminhões Cargo receberam motorização eletrônica, trazendo a mais avançada tecnologia diesel.
Em 2006, a Ford lançou o Fusion, uma referência no segmento de sedãs grandes de luxo. Neste ano também iniciou a instalação dos motores Flex nos automóveis de sua linha.
O ano de 2008 foi marcado pelos lançamentos do Novo Ka e do Novo Focus nas versões Hatch e Sedã, além do crossover Edge. Em 2009, a Ford iniciou o ano com o lançamento da linha de vans e furgões Transit e apresentou o Novo Fusion, líder do segmento de sedãs de luxo.
Linha completa
A Ford oferece hoje uma das linhas mais completas do mercado brasileiro, com veículos para atender diversos segmentos. Nos automóveis, ela é composta do compacto Novo Ka, dos compactos premium Novo Fiesta Hatch e Sedan, dos médios Focus Hatch e Sedan (modelo novo e anterior) e do sedã de luxo Fusion.
A linha de picapes inclui a Courier, a média Ranger e a grande F-250. Nos utilitários esportivos, produz o EcoSport, em diferentes versões. Ainda nos comerciais leves, conta com a linha Transit, nas versões de passageiro e furgão.
Nos caminhões, a Ford produz duas linhas: a Série F, com os modelos leves F-350 e F-4000, e a linha Cargo, composta dos modelos leves Cargo 712 e Cargo 815, dos médios Cargo 1317, Cargo 1517, Cargo 1717 e Cargo 1722, dos trucados Cargo 2422 e Cargo 2428, dos traçados Cargo 2622 e Cargo 2628, do pesado Cargo 6332, com dezenas de configurações diferentes realizadas no Mod Center, e do cavalo-mecânico Cargo 4532.
![](https://alphaautos.com.br/wp-content/uploads/2024/04/logo_AlphaAutos.png)