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(In)segurança e blindagem

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Fábio Viscardi*

O número de crimes no Estado de São Paulo tem aumentado de modo preocupante. Nos três primeiros meses do ano, os roubos subiram 19%, os homicídios cresceram 0,7% e os latrocínios (roubo seguido de morte), 36%, em comparação ao mesmo período de 2008. Os índices, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de SP, explicam também o maior temor dos cidadãos e a busca de proteção por conta própria. Mesmo sem estudos conclusivos, é possível relacionar o aumento da criminalidade à queda da atividade econômica, que reduz a oferta de emprego e derruba a renda.

Muitas pessoas têm procurado tal proteção na blindagem automotiva. Em 2008, o setor atingiu o recorde, com 6.982 veículos blindados, de acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), entidade que representa o segmento. Apesar de o número ser crescente, essa opção, infelizmente, não é acessível a todos. O custo do serviço tem recuado ano a ano, mas, ainda assim, não “cabe no bolso” de grande parte dos proprietários de veículos.

Para atrair a faixa de público de menor poder aquisitivo, proliferam empresas descomprometidas com o rigor técnico exigido das blindadoras. Com promessas de preços baixos e agindo à margem da legislação, vendem uma segurança fantasiosa, que em nada garante a integridade do cidadão.

Entre as práticas condenáveis dessas empresas, estão as chamadas “blindagens parciais”. Nelas, o veículo recebe proteção apenas na parte transparente, ou seja, somente nos vidros e pára-brisa, deixando o resto de veículo completamente vulnerável aos disparos.

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Esse tipo de serviço é proibido pelo Exército Brasileiro, já que a blindagem apenas da região transparente não garante efetiva proteção. Casos de tiros que atravessaram portas ou outras partes da lataria do carro e fizeram vítimas são noticiados de modo freqüente e evidenciam claramente a ineficácia da blindagem parcial.

Quem procura a blindagem procura proteção e para tê-la efetivamente cabe ao interessado muita atenção no processo de seleção da empresa blindadora. A escolha deve basear-se em diversos fatores. Antes de tudo, é preciso checar se a empresa sondada é registrada e está regularizada junto ao Exército. Não tenha pressa ao analisar documentos, buscar referências, conhecer mais profundamente quais materiais são utilizados e como são inseridos no automóvel. Uma visita às instalações da empresa também é imprescindível. Ela revela como o serviço do estabelecimento é executado e dá a confiança necessária para, então, tomar a decisão.

Nesse processo, vale uma importante ressalva. Jamais tenha a preocupação com o custo como fator prioritário. A máxima “o barato pode custar caro”, nesse sentido, ganha imensas proporções. Afinal, quando o assunto é segurança, o barato pode custar vidas.

* Fábio Viscardi é diretor da Tecpro Blindagens.

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