Imprensa Iveco
Marcelo Motta, engenheiro responsável pela plataforma de caminhões leves da Iveco no Brasil, diz que o sistema ABS não é obrigatório no Brasil, mas suas vantagens são inquestionáveis. “O freio ABS oferece maior segurança ao motorista, pois diminui a distância percorrida pelo veículo no momento da frenagem brusca até a parada total, além de proporcionar maior estabilidade e dirigibilidade no caso de pistas molhadas, curvas e descidas”. Em asfalto molhado, a distância de frenagem é reduzida em até 30% se comparada aos sistemas de freio convencionais, segundo ele.
Segundo Alessandro Depetris, responsável por homologação de produtos da Iveco, a utilização do air-bag já está valendo, pois o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – publicou a Resolução n° 311/09 que prevê um cronograma de instalação do air-bag duplo em automóveis e em veículos comerciais derivados de automóveis, com prazo de cinco anos. A resolução n.º 312 prevê a adoção do freio ABS a partir de 2014.
Os freios ABS fazem grande diferença em termos de segurança, afirma o engenheiro Motta. “Em veículos sem ABS, uma frenagem brusca pode provocar o travamento da roda e a perda de aderência dos pneus com o asfalto, o que resulta na perda do controle de direção e da estabilidade do veículo. Com o freio ABS os sensores de monitoramento de velocidade, instalados nas quatro rodas do veículo, evitam qualquer ameaça de bloqueio, disponibilizando sempre o equilíbrio entre a máxima força de frenagem e a distância de parada do veículo, além de melhorar a estabilidade nestas circunstâncias”.
De acordo com Motta, a versão ABS utilizada pela Iveco é a Centralina 8.0 da Bosch, uma das mais eficientes disponíveis no mercado, que somada à suspensão dianteira independente, oferecida para toda a família Daily, proporciona estabilidade e controle plenos do veículo nas mais criticas condições de aplicação. “O equipamento torna o Iveco Daily um dos comerciais leves mais seguros do mercado”, afirma.