Connect with us

IVECO VENDE PRIMEIRO LOTE DE DAILY COM AIR-BAG E FREIOS ABS PARA A SOUZA CRUZ

Published

on

Linha Daily é agora a mais segura de seu segmento no mercado

Imprensa Iveco

Pela primeira vez no Brasil a Iveco comercializou um lote de veículos Daily equipados com freios ABS (antitravamento) e air-bag para proteção do motorista. O negócio foi fechado com a Souza Cruz e envolve 31 unidades do modelo Daily 35S14 Gran Furgone e 13 unidades do modelo Daily 55C16 Maxi Furgone, que serão utilizados nas operações de entrega nas centrais de abastecimento da empresa, distribuídas por todo Brasil.
Disponíveis como itens opcionais na linha Iveco Daily desde seu lançamento no Brasil, os freios ABS e air bag fizeram parte de um pedido específico do cliente, que tem a segurança como base de sua política de transportes. “Buscamos a integridade e bem estar dos motoristas, que recebem veículos com alta dirigibilidade e cursos de direção preventiva“, explica Elfio Neto, gerente de nacional de Transportes da Souza Cruz. “O Daily também foi escolhido por ser robusto, com grande capacidade de carga e resistência mecânica, itens essenciais para a produtividade das operações”.

Marcelo Motta, engenheiro responsável pela plataforma de caminhões leves da Iveco no Brasil, diz que o sistema ABS não é obrigatório no Brasil, mas suas vantagens são inquestionáveis. “O freio ABS oferece maior segurança ao motorista, pois diminui a distância percorrida pelo veículo no momento da frenagem brusca até a parada total, além de proporcionar maior estabilidade e dirigibilidade no caso de pistas molhadas, curvas e descidas”. Em asfalto molhado, a distância de frenagem é reduzida em até 30% se comparada aos sistemas de freio convencionais, segundo ele.

Segundo Alessandro Depetris, responsável por homologação de produtos da Iveco, a utilização do air-bag já está valendo, pois o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – publicou a Resolução n° 311/09 que prevê um cronograma de instalação do air-bag duplo em automóveis e em veículos comerciais derivados de automóveis, com prazo de cinco anos. A resolução n.º 312 prevê a adoção do freio ABS a partir de 2014.

A implantação dos freios será feita aos poucos até abranger todos os veículos, incluindo comerciais leves. A partir de 2014, eles só receberão o licenciamento se tiverem o dispositivo. O prazo passará a valer após a estipulação das especificações técnicas da lei por parte do CONTRAN. Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito estabelece como equipamentos obrigatórios para os veículos o encosto de cabeça, cinto de segurança e o dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruídos.
Máxima segurança e estabilidade

Os freios ABS fazem grande diferença em termos de segurança, afirma o engenheiro Motta. “Em veículos sem ABS, uma frenagem brusca pode provocar o travamento da roda e a perda de aderência dos pneus com o asfalto, o que resulta na perda do controle de direção e da estabilidade do veículo. Com o freio ABS os sensores de monitoramento de velocidade, instalados nas quatro rodas do veículo, evitam qualquer ameaça de bloqueio, disponibilizando sempre o equilíbrio entre a máxima força de frenagem e a distância de parada do veículo, além de melhorar a estabilidade nestas circunstâncias”.
Advertisement

De acordo com Motta, a versão ABS utilizada pela Iveco é a Centralina 8.0 da Bosch, uma das mais eficientes disponíveis no mercado, que somada à suspensão dianteira independente, oferecida para toda a família Daily, proporciona estabilidade e controle plenos do veículo nas mais criticas condições de aplicação. “O equipamento torna o Iveco Daily um dos comerciais leves mais seguros do mercado”, afirma.

Como a linha Daily já foi projetada para utilizar o freio ABS, não foi preciso adaptar o equipamento aos modelos vendidos no Brasil. “Trabalhamos apenas na calibração do sistema ABS às condições de carga, pneus e pavimentação brasileiras”, diz Motta.
Na atualidade os itens de série do Daily para o mercado brasileiro são: chave modificada, piloto automático e preparação de som. Como itens opcionais: rádio CD Player, ar condicionado, espelhos retrovisores, travas e vidros elétricos. Além disso, a Iveco oferece o air-bag e o sistema de freio ABS para praticamente toda a sua gama de produtos, desde os comerciais leves Daily até os caminhões médios EuroCargo, Tector e Cavallino e os pesados Stralis e Trakker .