Linha de ATV/Quadriciclos Yamaha, última oportunidade de IPI reduzido
Seis modelos com tecnologias exclusivas que vão de injeção eletrônica à direção elétrica assistida
Imprensa Yamaha
A Yamaha oferece uma diversificada gama de ATV (All Terrian Vehicle). Ao todo são seis modelos divididos em duas categorias. Na esportiva estão os modelos: YFM 250R, YFZ 450 e YFM 700R. No segmento de utilitários a Yamaha tem: YFM 125 Grizzly, YFM 250 Big Bear, YFM 350 Grizzly YFM 700 Grizzly (com direção elétrica assistida), em todos eles o consumidor tem só até o final do mês de junho para aproveitar a redução dos preços em razão da isenção do IPI pelo governo.
De acordo com o Gerente Nacional de Vendas da Yamaha, Minoru Matsumura, esse segmento está em expansão, “o consumidor brasileiro já considera o ATV como um veículo acessível e prático, além de ser uma ótima opção de lazer e diversão”. Para Minoru, um ATV também pode ser um aliado no campo, a partir do momento que são acrescentados implementos agrícolas. Já quando o assunto é esportividade ele destaca: “a Yamaha tem know-how em competições mundiais, com isso, toda a tecnologia aplicada nas provas são transferidas aos modelos de série”, concluiu Matsumura.
Esportivos
O YAMAHA YFM 250R preenche a lacuna de um mercado carente de ATV esportivos de baixa-média “cilindrada”. Com o design inspirado no seu irmão maior, o Yamaha YFM 700R, este ATV usa motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, alimentado por carburador. A transmissão é mecânica de cinco velocidades e a tração é 4×2. A precisão da pilotagem fica favorecida com a suspensão composta por trapézio duplo independente na dianteira e monocross na traseira. Com um peso a seco de 142 quilogramas o YFM 250R utiliza discos com acionamento hidráulico na dianteira e disco simples nas rodas traseiras, disponível nas cores cinza, azul ou preto.
O Yamaha YFM 700R conta com motor de 686 cc, quatro tempos, arrefecido a líquido e com quatro válvulas no cabeçote. Seu pistão trabalhado em alumínio leva revestimento de cerâmica dispersiva, uma tecnologia inédita no segmento de ATV. Com este modelo foi inaugurado o Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica em quadriciclos. O câmbio do YFM 700R tem cinco velocidades, além da marcha ré, os freios são a disco com acionamento hidráulico, sendo os traseiros assistidos por pinças de duplo pistão. Além disso, o YFM 700 tem freio de estacionamento, painel digital e lanterna traseira por leds, disponível nas cores cinza ou azul.
Utilitários
O Yamaha YFM 125 Grizzly entrou na linha de quadriciclos da Yamaha com o objetivo de atender aos usuários que buscam praticidade, utilidade e lazer em um único veículo de baixa cubitagem. O Grizzly conta com motor monocilíndrico quatro tempos, refrigerado a ar, de 124 cc. O câmbio automático aliado à transmissão secundária, por corrente, oferece bons resultados nas tarefas do dia-a-dia. O conforto e a capacidade para enfrentar os obstáculos são gerados pela suspensão em formato de trapézio independente e pela balança com monoamortecedor, disponível na cor azul.
O Yamaha YFM 250 Big Bear utiliza um motor monocilíndrico, refrigerado a ar, de 230 cc e quatro tempos. A alimentação está a cargo do carburador Mikuni BSR33 e a partida conta com acionamento elétrico e manual. O câmbio semi-automático de cinco velocidades, além da marcha ré, em conjunto com a transmissão secundária, por eixo cardan, oferece ao Big Bear agilidade e conforto tanto no trabalho, como no lazer. Com capacidade para carregar 30 kg no bagageiro dianteiro e 45 kg na traseiro, o YFM 250 consegue rebocar até 330 kg. A sua estabilidade e a dirigibilidade são garantidas pela suspensão dianteira do tipo MacPherson. Na traseira, o Big Bear tem balança com monoamortecedor composto por 5 níveis de regulagem. A segurança do modelo é garantida pelos discos de freios com acionamento hidráulico nas rodas dianteiras e tambor selado na traseira, disponível nas cores vermelha ou azul.
O Yamaha YFM 350 Grizzly vem ao mercado para atender a quem procura por um modelo forte e robusto para o trabalho. Com capacidade de reboque de 500 kg, este utilitário conta com duas configurações de tração selecionáveis por meio de botão junto ao punho: 4×4 ou 4×2. Outro atributo deste ATV é a capacidade de carga dos bagageiros: 40 kg na frente e 80 kg na traseira. O motor que compõe o YFM 350 Grizzly é um monocilíndrico, de 348 cc, quatro tempos, refrigerado a ar. Para garantir a estabilidade, desempenho e segurança, o utilitário tem pneus de 25 polegadas, suspensão independente na dianteira e monoamortecedor traseiro. A partida do YFM 350 Grizzly é elétrica e manual, disponível nas cores azul, vermelha ou preta.
O Yamaha YFM 700 Grizzly utiliza tecnologias exclusivas no mundo dos ATVs como o Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica e a Direção Assistida Eletronicamente. Com um compacto motor monocilíndrico de quatro tempos com capacidade volumétrica de 686 cc, o Grizzly 700 tem comando de válvulas no cabeçote OHC de quatro válvulas. O Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica junto com a Unidade de Comando, controla por meio de sensores várias informações, entre elas: posição do acelerador, quantidade de ar admitida, temperatura de trabalho e do liquido do radiador, entre outros. O YFM 700 Grizzly conta com um sistema exclusivo Yamaha denominado de “On-Command”, ele permite ao usuário escolher entre a tração 2WD ou 4WD. Quando a tração integral entra em ação, automaticamente o bloqueio do diferencial inicia a atuação (item essencial para enfrentar terrenos íngremes em quaisquer situações). No assunto dirigibilidade, o Grizzly 700 esbanja “sabedoria” e tecnologia com a Direção Assistida Eletronicamente, além de ser inédita no mercado de ATV, ela permite menor esforço do usuário para efetuar manobras em terrenos acidentados, atuando progressivamente quando o usuário atinge velocidades superiores. Disponível nas cores cinza ou azul.