Livro registra os 90 anos da Goodyear no Brasil

Livro registra os 90 anos da Goodyear no Brasil

O conteúdo histórico traz também fatos importantes sobre a indústria automobilística nacional e está disponível para download no site da companhia

Imprensa Goodyear

Uma das ações para marcar a comemoração dos 90 anos da Goodyear no Brasil é o lançamento do livro que conta a trajetória da empresa e os principais fatos históricos no país e no mundo nos últimos anos. Com o título Goodyear do Brasil – 90 anos rumo ao futuro, a obra mostra a trajetória da companhia desde a instalação do escritório de vendas no Rio de Janeiro, em 1919, até os dias atuais.

Cada capítulo retrata uma década da história da Goodyear com destaque para os produtos, tecnologias, inauguração de fábricas, formas de operação e comunicação, tendo como cenário os grandes acontecimentos históricos que influenciaram o mundo e a empresa.
Com a utilização de fotos e informações históricas, o livro também poderá ser acessado pela internet no http://www.goodyear.com.br/.

A linha do tempo da Goodyear no Brasil

Os primórdios – Goodyear: um nome em homenagem ao inventor da vulcanização. Frank Seiberling funda nos Estados Unidos The Goodyear Tire & Rubber Company.

1919 – 1938 – Primeiros passos no Brasil – A Goodyear começa sua trajetória no Brasil, com a abertura de escritório de vendas no Rio de Janeiro, para a comercialização de produtos importados.

A Goodyear dos EUA e o governo brasileiro negociam a instalação de uma fábrica da companhia no Brasil.

1939 – 1948 – Fábrica em São Paulo abre uma nova etapa – A Goodyear inaugura a primeira fábrica de pneus do Brasil, no bairro do Belenzinho, em São Paulo.

A companhia inicia a produção de pneus de avião no país, da qual se tornaria líder absoluta.

1949 – 1958 – O despertar da indústria automotiva brasileira – É lançado o pneu Papaléguas, que, em cinco décadas, conquistaria sucessivas gerações de profissionais do transporte.

A Goodyear cria o departamento de Equipamento Original, para atender às montadoras que iniciavam a produção no país.

1959 – 1968 – Um país sobre rodas – A Goodyear atinge a marca de 8 milhões de pneus produzidos no Brasil, acompanhando a crescente demanda.

Na fábrica do Belenzinho, iniciam-se as operações de recauchutagem de pneus de avião.

1969 – 1978 – Fábrica de Americana: um grande salto – A Goodyear inaugura sua segunda fábrica no Brasil, em Americana (SP), a maior da América Latina, incorporando as mais avançadas tecnologias.

A companhia produz os primeiros pneus radiais de aço para caminhões e ônibus do Brasil, da linha Unisteel.

1979 – 1988 – Crises e oportunidades – É lançado o Grand Prix S, primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio do Brasil.

Tem início a implantação de AutoCentros, um novo conceito em atendimento e serviços ao consumidor de pneus.

1989 – 1998 – Mundo em transformação – É inaugurado o primeiro Centro de Montagem, introduzindo um novo conceito no trabalho conjunto com as montadoras.

A Goodyear começa a utilizar seu primeiro blimp no país, o Spirit of the Americas, fortalecendo sua marca e visibilidade.

1999 – 2008 – Foco em pneus e na inovação – A Goodyear inaugura sua Fábrica de Materiais para Recauchutagem, em Santa Bárbara D’Oeste. No ano seguinte, é aberto o Campo de Provas, o mais completo da América Latina.

A companhia redefine seu foco de atuação, concentrando suas atividades em pneus e retirando-se de outros negócios.

2009 – Sustentabilidade, rumo ao futuro – A Goodyear continuará liderando o processo de inovação tecnológica e pneus com a sua marca, cada vez mais avançados e sustentáveis, rodarão pelas vias do Brasil e do mundo.

1 Comment

  • Anônimo 8 de outubro de 2009

    trabalhei na cia por volta do ano de l964 durante mais ao meno 8 anos , e não tenho boas recordações desse periodo, principalmente pelo chefes brasileiros que la trabalhavam.

Deixe um comentário