Como anteriormente, o E 350 (272 cv) e o top de linha E 500 (388 cv) estão incluídos na gama de versões de motor da nova Classe E disponíveis para o Brasil. Pela otimização dos detalhes de seu design, foi possível reduzir o consumo de combustível desses modelos V6/V8 em até 0.6 litros a cada 100 quilômetros. Até o final de 2009, será apresentado o novo super esportivo E 63 AMG da Mercedes-AMG, equipado com motor V8 e 525 cv.
Durante o seu desenvolvimento, a nova Classe E foi submetida a mais de 150 testes de colisão em alta velocidade. O princípio de zona de absorção de impacto – conceito inventado pelo pioneiro em segurança da Mercedes-Benz, Béla Barényi – foi continuamente melhorado pelos engenheiros de Sindelfingen. A zona de absorção de impacto da extremidade dianteira da Classe E age em quatro níveis diferentes e é ainda mais eficaz do que anteriormente. Com o aumento do uso de ligas de aço de resistência extra-alta, isso contribui para garantir que a carroceria possa suportar grandes forças de impacto. Cerca de 72% de todos os painéis da carroceria são feitos desses aços “high-tech” — que proporcionam mais uma marca sem igual no desenvolvimento de automóveis de passageiros.
Quanto ao desenvolvimento dos bancos para a nova Classe E, os engenheiros preferiram uma versão nova e aprimorada do conceito já bem estabelecido da Mercedes-Benz, chamado de guarnições do banco estofado, uma técnica sofisticada e exigente de estofamento que é usada somente pela marca. Ela envolve a inserção de mais um preenchimento de espuma sob o revestimento de tecido ou couro, proporcionando uma sensação imediata de conforto e bem-estar quando alguém se senta no carro.
A Mercedes-Benz desenvolveu um sistema de controle de clima para a Classe E que não se limita a apenas permitir que temperaturas diferentes sejam reguladas em três diferentes zonas – para o motorista, o passageiro da frente e os passageiros do banco de trás. Com o equipamento “THERMOTRONIC” de múltiplas zonas, os ocupantes da nova Classe E podem selecionar os modos “Diffuse” (difusão), “Medium” (intermediário) ou “Focus” (focado) ao toque de um botão e assim adaptar o volume de ar e a distribuição conforme suas preferências pessoais, sem prejudicar a conveniência do modo automático.
A individualidade e a variedade sempre foram dois dos atributos de destaque na Classe E. Para o Brasil, estão disponíveis duas motorizações, uma versão de acabamento mais esportivo, doze acabamentos de pintura externa e cinco combinações de cores para ajustar-se às preferências individuais.