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Nova Classe E: segurança, conforto e inovação com o padrão de um legítimo Mercedes-Benz

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Imprensa Mercedes-Benz

A nova Classe E da Mercedes-Benz representa um marco quanto se trata de segurança, conforto e compatibilidade ambiental nesse segmento de mercado. Com uma notável combinação de sistemas de assistência ao motorista, esse sedan consolida ainda mais a posição de liderança da Mercedes-Benz na categoria luxo.

A Mercedes-Benz ampliou ainda mais os já exemplares itens de conforto para longas distâncias da Classe E, principalmente em razão do aumento de 30% na rigidez torsional da carroceria, de um novo desenho e construção dos bancos e da suspensão, cujos amortecedores se ajustam automaticamente à situação de direção de cada momento. A suspensão a ar trabalha, agora, em conjunto com um sistema eletrônico de amortecimento.

A segurança e o conforto da Classe E harmonizam-se perfeitamente com sua compatibilidade com o meio ambiente e com a economia: todos os motores da nova Classe E atendem à norma de emissões EU5.

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Juntamente com os motores, o pacote BlueEFFICIENCY para a nova Classe E é um dos responsáveis pela considerável economia de combustível. Os engenheiros de todos os departamentos de desenvolvimento trabalharam em conjunto para otimizar os conjuntos e seus componentes a fim de economizar combustível.

O trabalho feito no túnel de vento alcançou um especial sucesso, pois o resultado do coeficiente de resistência de somente 0.25 faz da nova Classe E o sedan de luxo mais eficiente do mundo. Ele melhora em 4% os valores que já eram muito bons de “Cd” do modelo precedente, o que representa uma economia de combustível de cerca de 0,25 litros a cada 100 quilômetros quando se está dirigindo em velocidade de auto-estrada de 130 km/h. Uma das medidas tomadas para aprimorar a aerodinâmica foi a adoção das entradas de ar do ventilador automaticamente ajustáveis, controlando o fluxo de ar para o compartimento do motor conforme a necessidade de resfriamento deste componente.

Outras medidas do BlueEFFICIENCY incluem pneus com até 17% menos de resistência à rolagem, controle de economia de energia para o alternador, bomba de combustível, compressor do ar condicionado e direção hidráulica. Mostradores no velocímetro informam ao motorista o quanto de combustível está sendo consumido (a cada 100 quilômetros) e quando a próxima marcha superior deverá ser selecionada para manter um estilo de direção econômico e responsável do ponto de vista ambiental.

Motores a gasolina: economia de combustível e alta performance

Como anteriormente, o E 350 (272 cv) e o top de linha E 500 (388 cv) estão incluídos na gama de versões de motor da nova Classe E disponíveis para o Brasil. Pela otimização dos detalhes de seu design, foi possível reduzir o consumo de combustível desses modelos V6/V8 em até 0.6 litros a cada 100 quilômetros. Até o final de 2009, será apresentado o novo super esportivo E 63 AMG da Mercedes-AMG, equipado com motor V8 e 525 cv.

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A Mercedes-Benz equipa os modelos V6 e V8 com o sistema 7G-Tronic de transmissão automática de sete velocidades, seletor de marchas na coluna de direção (DIRECT SELECT) e teclas de seleção de marchas atrás do volante.

Segurança: parceiro “inteligente”, graças à combinação especial de sistemas de assistência e proteção

Por mais de 50 anos, os sedans Classe E e seus predecessores foram reconhecidos como referências no campo da segurança. O novo sedan continua essa tradição com uma combinação do sistema de assistência e proteção cujo conceito e desenvolvimento estão baseados no que realmente ocorre durante os acidentes. Essas tecnologias tornam a Classe E um “parceiro inteligente”, capaz de ver, sentir e reagir com reflexo em situações críticas e, se necessário, agir de forma independente para evitar acidentes ou atenuar suas consequências. Com esse conceito, o novo modelo da Mercedes não apenas protege seus próprios ocupantes, como também contribui decisivamente para maior segurança de outros usuários da estrada.

A nova Classe E é o primeiro carro do mundo a ser equipado com faróis que se adaptam às condições do tráfego e reagem automaticamente para evitar o ofuscamento dos outros motoristas. O sistema “Adaptive Highbeam Assist” usa uma câmera no para-brisa para reconhecer o tráfego que vem na direção oposta e os veículos que se movem à frente e para controlar os faróis de forma que a luz não ofusque os outros veículos. Isso proporciona a melhor iluminação possível da estrada em cada situação. O alcance dos faróis pode se estender de 65 até 300 metros.

A Mercedes-Benz oferece esse novo sistema em um pacote de iluminação que inclui faróis bi-xenon, o Sistema de Iluminação Inteligente (Intelligent Light System) e luzes de direção diurna com LEDs.

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Detecção de sonolência de série, com base em 70 parâmetros

Graças a uma tecnologia inovadora, a nova Classe E é bastante sensível ao nível de atenção do motorista e o avisa a tempo em caso de sonolência. Esse novo sistema de detecção de sonolência “ATTENTION ASSIST”, componente de série, está equipado com sensores altamente capacitados que monitoram continuamente mais de 70 parâmetros diferentes. Observando o comportamento do motorista ao virar o volante, ficou demonstrado que este é um indicador especialmente eficiente: muitos anos de pesquisa prática feita pelos engenheiros da Mercedes-Benz mostraram que os motoristas sonolentos fazem pequenos erros de esterçamento que corrigem frequentemente muito rápido de formas características. Essas correções são reconhecidas por um sensor de ângulo de esterçamento de alta sensibilidade.

PRE-SAFE® e dez airbags de série

Durante o seu desenvolvimento, a nova Classe E foi submetida a mais de 150 testes de colisão em alta velocidade. O princípio de zona de absorção de impacto – conceito inventado pelo pioneiro em segurança da Mercedes-Benz, Béla Barényi – foi continuamente melhorado pelos engenheiros de Sindelfingen. A zona de absorção de impacto da extremidade dianteira da Classe E age em quatro níveis diferentes e é ainda mais eficaz do que anteriormente. Com o aumento do uso de ligas de aço de resistência extra-alta, isso contribui para garantir que a carroceria possa suportar grandes forças de impacto. Cerca de 72% de todos os painéis da carroceria são feitos desses aços “high-tech” — que proporcionam mais uma marca sem igual no desenvolvimento de automóveis de passageiros.

Com dez airbags de série, tensores de cintos, limitadores de força dos cintos, dispositivos de restrição para a cabeça que reagem em colisões e fixações para bancos de crianças ISOFIX, a nova Classe E tem aspectos ainda mais amplos de segurança do que o modelo que o precedeu.

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Outra função de segurança é o sistema de proteção preventivo dos ocupantes PRE-SAFE®. Em situações de perigo potencial, ele reage ativando por precaução medidas de proteção para os ocupantes do veículo, de forma que os sistemas como os cintos de segurança e os airbags realizem suas funções da forma mais eficiente durante um eventual impacto.

Conforto: maior padrão, graças a elementos como amortecedores adaptáveis e suspensão a ar aprimorada

A Classe E não somente é uma pioneira no campo da segurança, mas também vem estabelecendo

a referência em conforto para longas distâncias em sua categoria de veículos, por décadas. Melhorando o já alto nível das séries que o precederam, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram ainda maiores avanços com o novo sedan — especialmente no que se refere ao conforto de direção, bancos e climatização.

Os equipamentos de série incluem suspensão ainda mais aprimorada com amortecedores adaptáveis. Eles automaticamente se adaptam à situação de direção de cada momento, reduzindo as forças de amortecimento em relação à direção normal, melhorando assim claramente o conforto ao dirigir. Nas curvas em velocidade ou durante ações evasivas rápidas, o sistema muda para o efeito máximo dos amortecedores, de forma que o sedan fique com o máximo efeito de estabilidade. Com características de amortecedor dinâmico e suspensão rebaixada, este sistema equipa todos os modelos V6 disponíveis para o Brasil.

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O sistema de suspensão a ar (série no modelo E 500) está sendo combinado, pela primeira vez, com um sistema de amortecimento eletronicamente controlado, que processa vários sinais recebidos de sensores e controla cada roda de forma independente. Desse modo, os especialistas da Mercedes-Benz conseguiram um conforto de direção significativamente melhor. Além disso, também conseguiram melhorar a segurança e a agilidade do automóvel. O motorista consegue selecionar tanto o modo “Comfort”, quanto o “Sport”, ao toque de um botão.

Tecnologia comprovada em bancos com novo design

Quanto ao desenvolvimento dos bancos para a nova Classe E, os engenheiros preferiram uma versão nova e aprimorada do conceito já bem estabelecido da Mercedes-Benz, chamado de guarnições do banco estofado, uma técnica sofisticada e exigente de estofamento que é usada somente pela marca. Ela envolve a inserção de mais um preenchimento de espuma sob o revestimento de tecido ou couro, proporcionando uma sensação imediata de conforto e bem-estar quando alguém se senta no carro.

Modos de climatização individuais ao toque de um botão

A Mercedes-Benz desenvolveu um sistema de controle de clima para a Classe E que não se limita a apenas permitir que temperaturas diferentes sejam reguladas em três diferentes zonas – para o motorista, o passageiro da frente e os passageiros do banco de trás. Com o equipamento “THERMOTRONIC” de múltiplas zonas, os ocupantes da nova Classe E podem selecionar os modos “Diffuse” (difusão), “Medium” (intermediário) ou “Focus” (focado) ao toque de um botão e assim adaptar o volume de ar e a distribuição conforme suas preferências pessoais, sem prejudicar a conveniência do modo automático.

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Design: linhas distintas como expressão de superioridade e status obtidas sem esforço

Em 1995, a Classe E era o primeiro modelo da Mercedes-Benz a aparecer com o muito aclamado “twin-headlamp face” (face de faróis duplos), um aspecto altamente simbólico que ainda caracteriza a identidade da nova Classe E. Ainda assim, a linguagem do design permaneceu fluída — mesmo para esse aspecto de elegância característico — adequando-se à aparência geral muito autoconfiante, mais masculina do sedan. Agora, os designers reinterpretaram esses quatro “olhos” sob a forma de retângulos, com referência direta às formas geométricas encontradas no cubismo. Elas lembram pedras preciosas encaixadas com exatidão nas asas. Da mesma forma, a grade do radiador com seu entorno tridimensional cromado, linhas dinâmicas em forma de flecha e posição mais ereta, sublinham o status do carro como ícone de um sedan executivo.

A inter-relação sofisticada entre as linhas e superfícies é um dos símbolos do design atual da Mercedes-Benz. Áreas grandes com superfícies côncavas ou convexas são estruturadas por linhas extensas, claramente definidas. Esse conceito de design foi aperfeiçoado até o último detalhe na nova Classe E. Os contornos laterais tornaram-se aspectos que influenciam todo o design da carroceria, ou seja, não apenas os aspectos laterais, mas também frontais e a elegância da extremidade traseira.

Na traseira, esse fluxo harmonioso culmina em um novo aspecto: uma linha graciosa que segue os arcos das rodas traseiras e empresta uma forma clara aos contornos robustos e imponentes das asas traseiras. Os fãs da Mercedes-Benz aqui reconhecerão a elegância de estilo remanescente do famoso “Ponton Mercedes”. Introduzido em 1953, esse modelo sublinhava sua personalidade autoconfiante por meio de contornos igualmente chamativos. Além de seu papel simbólico, o tratamento do estilo da traseira também é um marco da Classe E que ilustra bem como a tradição e o futuro se harmonizam nessa série de modelos.

A atenção típica da Mercedes-Benz aos detalhes também foi repetida no interior da nova Classe E, em que os projetistas se certificaram de que cada aspecto apelasse tanto à emoção como à funcionalidade graças à forma, cor ou material. O resultado é um conjunto harmonioso — uma atmosfera na qual os ocupantes do automóvel imediatamente se sentem seguros e protegidos, podendo apreciar as longas viagens sem a sensação de esforço ou estresse. Em resumo: tipicamente um Classe E.

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Gama de modelos: equipamentos de série altamente específicos e versões personalizadas

A individualidade e a variedade sempre foram dois dos atributos de destaque na Classe E. Para o Brasil, estão disponíveis duas motorizações, uma versão de acabamento mais esportivo, doze acabamentos de pintura externa e cinco combinações de cores para ajustar-se às preferências individuais.

As especificações de série já incluem rodas de liga leve de 17 polegadas com design de cinco raios, madeira “Black Asch” e volante multifuncional de quatro raios, com acabamento em couro napa fina com detalhes cromados. Também está incluído no equipamento de série um sistema de entretenimento “Command” com um receptor duplo, CD-player, oito alto-falantes, sistema Music Register (HD de 4 GB), comando de voz (em inglês) e interface para Bluetooth para telefone celular. O display colorido no centro do painel pode ser controlado pelo motorista o pelo passageiro da frente usando o controle do console central.

Todos os modelos serão oferecidos na linha AVANTGARDE, que apresenta a Classe E de uma perspectiva moderna e inovadora. Isso é garantido pelos itens de série adicionais, tais como os faróis bi-xenon com o sistema inteligente de iluminação e luzes para a direção diurna com LEDs, além de tecnologia de LEDs para todas as luzes traseiras, rodas de liga leve de 17 polegadas com design de cinco raios duplos, regulagem de suspensão rebaixada especial, iluminação ambiente e painel de instrumentos com um design esportivo tubular. Essa versão do modelo também se distingue pelo design específico do para-choque e pela grade de radiador cromada com três entradas de ar de alto brilho na cor preta.

Com 10 milhões de unidades vendidas por um período de 60 anos, a Classe E é o sedan “executivo” de maior sucesso no mundo.

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O novo sedan Classe E é o sucessor de um modelo da Mercedes-Benz que foi sucesso no mundo todo, obtendo vendas de mais de 1,3 milhão de unidades desde 2002. Na Alemanha, mais de 40% de todos os sedans nesse segmento de mercado possuem o “E” em sua designação de modelo. Além disso, em muitos países da Europa Ocidental, essa série de modelos é a número um na categoria luxo.

Desde 1947, quando o modelo 170 V foi introduzido como precursor direto da Classe E, a Mercedes-Benz produziu mais de 10 milhões de sedans nesta categoria de veículos. Isto torna, por larga margem, o Classe E o sedan “executivo” mais bem sucedido do mundo.