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Pajero Sport Flex 2010

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Como legítimo off-road , que com o passar do tempo continua a conquistar novos admiradores, chega ao mercado o novo Pajero Sport, o clássico 4×4 da Mitsubishi. A marca dos diamantes inova mais uma vez ao equipar seu modelo 2010 com o primeiro motor V6 Flex do mercado
Imprensa Mitsubishi
A Mitsubishi Motors inova mais uma vez ao apresentar o novo Pajero Sport Flex 2010. O modelo produzido em Catalão, GO, é o primeiro Sport Utility V6 do mercado a se utilizar da tecnologia Flex. E a empresa já havia sido pioneira, com o Pajero TR4 Flex, em proporcionar ao mercado de veículos SUV a possibilidade de abastecimento com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
O novo motor V6 Flex com 3,5 litros, 24 válvulas, SOHC, desenvolve 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,3 kgfm a 3.500 rpm quando utiliza gasolina como combustível e 205 cv a 4.800 rpm e torque de 32,3 kgfm a 3.500 rpm com álcool. Para se adaptar com perfeição ao álcool o V6 passou por modificações internas nos pistões, anéis e sede de válvulas.
O propulsor Flex é extremamente silencioso, equilibrado e sem vibrações. Com altos valores de torque aparecendo já nas baixas rotações, ele oferece acelerações e retomadas de velocidade eficientes e seguras. Proporciona agilidade no trânsito urbano e mantém com tranqüilidade a velocidade de cruzeiro nas estradas.
As partes periféricas que mantêm contato com o álcool, como bicos injetores galerias de combustível e corpo de borboleta, receberam revestimento especial. O tanque de combustível, por exemplo, agora é feito em material plástico de alta resistência. Outro ponto positivo com relação à adoção do novo reservatório é que sua capacidade foi aumentada de 75 l para 90 l, o que garante uma autonomia significativamente superior para o Pajero Sport Flex. As linhas de combustível também são de material plástico e o bocal de abastecimento recebeu tratamento à base de níquel.
Seguindo as diretrizes mundiais de respeito ao meio ambiente a Mitsubishi foi extremamente meticulosa em relação às emissões de poluentes do Pajero Sport Flex. O modelo que chega ao mercado atende com folga aos índices vigentes para os motores do ciclo Otto (Proconve L5). Para que se tenha uma idéia do trabalho de desenvolvimento praticado pela engenharia da marca, as soluções introduzidas no novo modelo deixaram o Sport Flex com índices de emissões mais baixos que a versão anterior quando o propulsor funcionava apenas com gasolina. A central eletrônica que equipa o Pajero Sport Flex foi desenvolvida especificamente para esse motor, o que justifica os reduzidíssimos níveis de emissões. Como se não bastasse, o novo V6 Flex e sua central eletrônica foram desenvolvidos com os olhos voltados para o futuro. Ele já está preparado para receber o sistema de diagnóstico de emissões que será obrigatório a partir de 2012. Ou seja, ele está adiante do seu tempo.
Para que o Pajero Sport Flex 2010 permanecesse com excelente comportamento tanto nas situações de off-road quanto no trânsito dos grandes centros urbanos, a transmissão automática recebeu uma central eletrônica com capacidade de reagir prontamente às mudanças de combustível. Ela foi concebida para operar especificamente o funcionamento da transmissão INVECS-II, mas “conversa” com a central eletrônica do motor (ECU) para poder proceder a ajustes de funcionamento. Assim que o motor detecta uma mudança de combustível, transmite esses novos parâmetros de funcionamento para a transmissão, que passa imediatamente a operar com um novo padrão de mudança de marchas. Partindo desse princípio o Pajero Sport Flex tem sempre máximo aproveitamento do sistema de transmissão, independente do combustível usado no momento.
O câmbio automático INVECS-II de quatro velocidades continua a ser um dos pontos de destaque da linha Sport, já que conta com um sistema “inteligente” de controle de mudanças de marchas que se ajusta à forma de dirigir do motorista. O Sport Flex também está equipado com a exclusiva função A/T Mode, apropriada para situações específicas de baixa aderência do piso. Basicamente, trata-se da inibição do uso da primeira marcha quando se trafega por terrenos extremamente escorregadios impedindo que as rodas fiquem “patinando”.
Detalhes que acentuam o design do veículo
Em sua versão 2010 o Pajero Sport Flex recebeu mudanças estéticas que realçam ainda mais sua personalidade, robustez e funcionalidade. A grade frontal foi concebida de forma a proporcionar maior capacidade de arrefecimento para seu potente V6, além de compor um visual mais condizente para a exposição do logotipo Mitsubishi. O pára-choque dianteiro agora tem design arredondado nas extremidades e incorpora uma nova moldura para as luzes sinalizadoras de direção.
Na parte posterior o Pajero Sport Flex também recebeu modificações. O pára-choque foi reformulado de forma a abrigar retro-refletores de luz em suas extremidades, e sensores de estacionamento complementam a sua funcionalidade. A moldura da placa agora vem na cor do veículo e os novos grafismos ― V6 Flex ou VGT-i ― identificam as versões de motorização Flex ou diesel. O spoiler posicionado sobre a parte superior da ampla tampa do porta-malas, além de cumprir com suas funções aerodinâmicas, acentua o visual esportivo.
Comportamento dinâmico
Para a nova versão Flex a Mitsubishi optou por ressaltar suas boas características de comportamento dinâmico no uso urbano e nas estradas asfaltadas sem, no entanto, interferir no conforto e nas suas reconhecidas características off-road. Isso em parte foi conseguido por meio da adoção de novas rodas de liga leve com aro de 17 polegadas de diâmetro, que vêm calçadas com novos pneus de perfil mais baixo, da série 65, e desenho para uso misto ATR ― All Terrain. Com medida 255/65 R17 eles cumprem com folga as expectativas do usuário, qualquer que seja a solicitação. Sobre o asfalto o perfil mais baixo permite que eles “dobrem” menos nas curvas mantendo maior área de contato com o solo e, consequentemente, maior aderência e respostas mais rápidas ao volante. No off-road seu desenho diferenciado proporciona o grip esperado para superar os obstáculos. Em ambas as situações o Pajero Sport Flex encontra o apoio incondicional do seu V6 Flex de 24 válvulas.
Conforto e sofisticação
O amplo espaço interno e o cuidado com que a Mitsubishi idealizou a ergonomia e os materiais de acabamento do seu interior refletem o respeito da marca pelo consumidor. O volante de quatro raios, que recebeu novo design e forração de couro preto costurado, combina com o ineditismo do interior Premium Black. A cor preta predomina no couro semiperfurado dos bancos, que tem costuras aparentes, e no carpete do assoalho. Pequenos detalhes em tons de cinza no console central e o painel de instrumentos com moldura prateada e fundo cinza claro fazem o contraponto.
As molduras dos controles elétricos das portas e do painel de instrumentos receberam a recém desenvolvida finalização estilo Black Wood. Com visual similar a madeira enegrecida remete à sobriedade e sofisticação, fato condizente com a imagem superior programada para o Pajero Sport Flex. O eficiente ar-condicionado automático digital tem suas funções e regulagens identificadas por intermédio de uma tela de LCD. O avançado sistema de áudio Premium Double Din, original de fábrica, tem desenho moderno e conta com MP3/WMA, entrada auxiliar, entrada USB posicionada no console, possibilidade de controle do iPod por intermédio do sistema de som e Bluetooth integrado.
Mais refinado, mas sempre um eficiente e seguro SUV
Com arquitetura técnica acima da média do mercado o Pajero Sport Flex se destaca nas situações off-road. A caixa de transferência Easy Select permite que se passe a tração de 4×2 para 4×4, ou o inverso, com o carro em movimento em velocidades de até 100 km/h. Ele também oferece a alternativa de tração 4×4 reduzida, que só pode ser acionada com o veículo parado.
Em relação à segurança, o Pajero Sport vem equipado com freios a disco ventilados e pinças de duplos pistões nas rodas dianteiras e discos comuns nas rodas traseiras. Complementa o sistema um eficiente conjunto de ABS + EBD (sistema eletrônico de distribuição de força dos freios entre os eixos). O airbag é duplo, prevendo a proteção de motorista e passageiro.
Disponível a partir de agosto
O primeiro SUV V6 com motorização Flex produzido no mundo estará à disposição do mercado a partir do mês de agosto e será um dos integrantes da linha 2010 da Mitsubishi Motors. O Pajero Sport Flex 2010 pode ser encontrado nas cores Branco Enya, Azul Safira, Cinza Hematita, Prata Tecno, Preto Lamp, Verde Pantanal e Vermelho Rubi.