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Volvo C30 2.0 com transmissão automática chega ao Brasil

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Sucesso de vendas no Brasil, o modelo de entrada do hatchback compacto de luxo da marca conta agora com versão automática

Imprensa Volvo

Com o objetivo de ampliar a oferta do carro mais vendido até hoje pela Volvo Automóveis no Brasil, a marca sueca traz para o mercado nacional a versão de entrada do C30 com transmissão automática Powershift. O carro tem motor 2.0 de 145 cv à gasolina, é equipado com os mesmos itens de série da versão com câmbio manual e custa R$ 90.950.

A Powershift é uma caixa de 6 velocidades automática controlada eletronicamente. Conta com duas chapas de embreagem, permitindo que a velocidade seguinte esteja sempre posicionada e seja engatada sem perda de torque, o que contribui diretamente para a redução no consumo de combustível.

Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o Volvo C30 marcou a entrada da Volvo Cars no segmento de carros compactos de luxo e é atualmente o carro mais vendido da marca no mercado brasileiro. Desde a sua chegada ao País, em abril de 2007, até maio deste ano, o carro soma 1.437 unidades comercializadas.

A versão de entrada lidera as vendas do modelo C30 no Brasil e custa R$ 86.150 com câmbio manual. Além do 2.0, o carro também está disponível no Brasil nas versões turbo T5 manual (R$ 127.900) e turbo T5 automático (R$ 133.500). Assim como para os outros modelos, a Volvo oferece com dois anos de garantia sem limite de quilometragem para o C30, assim como dois anos de manutenção gratuita, que representa um importante diferencial competitivo.

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Transmissão de seis velocidades
O C30 2.0 é equipado com caixa de transmissão de seis velocidades denominada Powershift. A transmissão é equipada com um eixo de entrada dividido em duas embreagens, que atuam independentemente uma da outra. As embreagens são comandadas eletrônica e hidraulicamente através do módulo de comando da transmissão (TCM) ou manualmente, do mesmo modo que em uma transmissão automática.

Funcionando manualmente, o condutor pode escolher as mudanças. As mudanças são pré-selecionadas, ou seja, uma das embreagens assegura que a mudança atual esteja na posição correta, enquanto a outra embreagem prepara a mudança seguinte. Este sistema faz com que o fluxo de força do motor à transmissão não sofra interrupção nas passagens de caixa, mantendo o torque do motor e reduzindo o consumo de combustível.

A alavanca de velocidades é similar às utilizadas nas transmissões automáticas que tenham as posições P, R, N, D e M. O óleo da transmissão é sintético de alta qualidade. A transmissão destina-se a integrar uma árvore de transmissão transversal de tração dianteira. A transmissão pesa 91 kg com o óleo e tem um binário máximo de 450 Nm. O módulo de comando da transmissão (TCM), os solenóides e os sensores estão integrados na transmissão.

Traços esportivos
O design esportivo, os quatro assentos individuais e a tampa do porta-malas de vidro agradam um grupo de consumidores jovens e com estilo de vida urbano e ativo. O balanço dianteiro curto, as bitolas largas e o entre-eixos longo contribuem para uma excelente dirigibilidade.

A dianteira suavemente arredondada possui várias características que transmitem esportividade, como a grade larga e baixa e o balanço dianteiro curto. A lateral do C30 é caracterizada pelos spoilers que acompanham toda a extensão do carro, contornando as caixas de roda. Os característicos ombros são mais largos em relação a outros modelos Volvo e a inclinação do teto é realçada ainda mais pelo formato de barco das janelas laterais.

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Vistos de trás, os ombros são bastante arredondados, com seu design acentuado pelas lanternas traseiras em forma de ferradura e pela tampa do porta-malas de vidro. O desenho moderno e único da traseira é um elemento importante da imagem esportiva do C30.

Conforto no interior
O Volvo C30 tem espaço para quatro adultos graças aos dois bancos traseiros separados, no lugar de um banco convencional. Eles oferecem espaço generoso para cabeça e pernas. Levemente centralizados, proporcionam uma sensação de espaço e boa visibilidade dianteira para quem vai atrás. A configuração dos bancos também melhora a comunicação entre os ocupantes da parte da frente e os de trás.

O espaço entre os bancos traseiros na versão T5 é ocupado por um confortável descansa-braço, que também pode ser usado para carregar objetos estreitos e longos. Os painéis laterais são divididos em dois compartimentos.

Da mesma forma que no projeto do novo Volvo C70, os bancos dianteiros são fáceis de dobrar, facilitando o acesso à parte de trás do veículo. Os encostos dos bancos traseiros podem ser dobrados para baixo, formando um assoalho grande e quase plano. O Volvo C30 também tem o console central flutuante, como nos Volvo S40 e o V50.

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