Ações englobarão preservação de áreas ameaçadas, reflorestamento e educação ambiental, entre outras
A Fundação Toyota do Brasil, constituída em abril deste ano, cujo foco principal é o meio ambiente, lança o seu Projeto nacional “Toyota e Mata Atlântica”, que terá ações de reflorestamento, preservação de áreas ameaçadas, educação ambiental e voluntariado, além da sensibilização da população e multiplicação da cultura para o desenvolvimento sustentável.
O Projeto abrangerá todas as regiões do Brasil onde há presença de Mata Atlântica. Atualmente, este bioma, que abastece 70% da população brasileira com água proveniente de suas bacias hidrográficas, possui apenas 8% do seu território original preservado. O parceiro operacional da Toyota para as ações será a Fundação SOS Mata Atlântica.
“A Toyota concentra 90% dos seus 127 distribuidores na área da Mata Atlântica, o que viabiliza a criação de uma rede de parceiros para estendermos a atuação não só deste projeto, mas de outras iniciativas da Fundação Toyota do Brasil”, ressalta Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.
Mais Projetos
Paralelamente, a Fundação Toyota do Brasil manterá o apoio a importantes projetos viabilizados até então pela Toyota, como o Projeto Arara Azul, no qual a marca já atua há 20 anos. Com sede no Pantanal sul-mato-grossense, o programa visa a preservar as aves nativas daquela região ainda hoje ameaçadas de extinção. No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas da região. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.
Com a Fundação Toyota do Brasil, a participação Projeto no Arara Azul será ampliada por meio de aporte financeiro para a construção de um Centro de Sustentabilidade na Base do Projeto, em Campo Grande (MS).
A Fundação Toyota do Brasil também irá agregar as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente, cultura e saúde.
Ferramentas Online
Como ferramenta de comunicação com os diversos públicos, a Fundação Toyota tem à disposição do público o portal www.fundacaotoyotadobrasil.org.br, direcionado à divulgação e acompanhamento das ações realizadas em todo o país.
A interatividade também permite que o internauta efetue downloads de wallpapers, avatares e criação de perfis para Orkut, entre outros. O site funciona como um meio de educação e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, com linguagem simplificada e ferramentas que aproximem o público do tema.