Volvo S40 recebe o Carro Verde do Ano em Londres
Com nível de emissões de CO2 de apenas 104g/km2 e relação de consumo de 25 quilômetros por litro, o S40 1.6D DRIVe foi apontado pela comissão julgadora como o carro com a melhor combinação de aspectos como baixas emissões, praticidade, segurança e prazer ao dirigir.
“O Volvo S40 DRIVe é, de fato, um carro ecologicamente correto. Suas baixas emissões não comprometem qualidade, segurança ou dirigibilidade e isso tem um grande valor. É tudo o que buscamos encontrar no Carro Verde do Ano”, explica Steve Fowler, editor da revista What Car.
“A Volvo tem um compromisso forte com atividades voltadas ao meio ambiente e a empresa trabalha forte para reduzir a emissão de carbono em todos os carros, focando a produção em saúde e reutilização de materiais”, acrescenta Stuart Kerr, presidente da Volvo da Europa.
“O recente lançamento da linha DRIVe permite que a Volvo ofereça carros de médio porte com os mesmos níveis de emissão e consumo dos carros pequenos dos nossos concorrentes. Esse importante prêmio é o reconhecimento do ideal da Volvo de fabricar carros com o maior índice possível de eficiência”, conclui Kerr. A linha DRIVe da Volvo inclui ainda os modelos C30, V50, V70, S80, XC60 e XC70.
Tecnologia Start/Stop
Uma das inovações implementadas pela Volvo na linha DRIVe para reduzir ao máximo as emissões de CO2 é a função Start/Stop. Quando o motorista para o carro e coloca o câmbio na posição Neutro, o motor é automaticamente desligado. Ao acionar a embreagem, o motor é religado. A função Start/Stop monitora também o nível de conforto dentro da cabine, acionando o ar condicionado, por exemplo, quando a temperatura sobe no interior do veículo.
O sistema conta com uma pequena bateria adicional que fornece energia extra para a bateria principal do carro, permitindo que o motor seja ligado e desligado de forma suave. A tecnologia Start/Stop está presente também nos modelos Volvo C30 Sports Coupe DRIVe e V50 Sportswagon DRIVe e garante mais de 175 mil ciclos de acionamento do motor.