A ESCOLHA CERTA EM BLINDAGEM GARANTE SEGURANÇA PARA O MOTORISTA SEM COMPROMOTER A ESTRUTURA DOS CARROS
Segundo reportagem do jornal americano New York Times do início de maio, mesmo com a crise, a venda de carros blindados continua a crescer no Brasil. De acordo com os dados da publicação, foi registrado um aumento de quase 300% em nove anos.
Mas para comprar esse tipo de carro, o consumidor deve procurar lojas idôneas, que se responsabilizem pela qualidade dos automóveis. Este é o caso da rede de concessionárias Grand Brasil, que têm a empresa Fórmula Blindados há mais de 10 anos como parceira na blindagem de veículos. “Sempre utilizamos materiais leves e de alta tecnologia. “Tudo feito em conformidade com as exigências do Exército Brasileiro”, afirma Joaquim Ferreira Neto, gerente de vendas da Fórmula Blindados.
Segundo ele, uma blindagem feita somente com aço (tipo bastante comum no mercado) aumenta o peso do veículo em cerca de 400kg, praticamente sua capacidade total de carga . Nesses casos, alguns componentes do automóvel acabam sofrendo desgaste prematuro, como os sistemas de freio e suspensão, pneus e caixa de direção. Além disso, o excesso de peso pode afetar a estabilidade do carro bem como sua capacidade de frenagem. Por isso, a maior parte da blindagem da Fórmula é feita com manta de aramida. “Há aplicação do aço apenas nos pontos em que não podem ser substituídos pela manta, como as proteções de maçanetas e colunas, garantindo maior leveza e segurança para o veículo blindado. Vale lembrar que a manta de aramida é cerca de seis vezes mais leve que o aço”, diz Joaquim Ferreira Neto.