Connect with us

DICAS DE SOM PARA QUEM QUER MANTER A ORIGINALIDADE DO VEICULO

Published

on

Texto e Fotos: Arlen do Brasil
Os veículos campeões de venda no mercado brasileiro são os conhecidos “populares” que saem de fábrica com preparação para receber uma instalação de som básica. Uma das maiores preocupações de quem acaba de adquirir um carro novo, é manter a originalidade do mesmo. E foi pensando nisso que a Arlen lançou há vários anos os kits Expert de alto falantes triaxiais, especialmente desenvolvidos para instalação no local original determinado pela montadora.
A Arlen mantém uma linha de mais de 16 modelos para atender praticamente toda linha de veículos do mercado, sendo que a maioria possui conector original, permitindo instalação fácil e rápida, sem necessidade de adaptador, sem corte na fiação e na lataria.

O tempo passou e os veículos populares continuam saindo de fábrica com poucos recursos no que se refere ao som, e o mercado de falantes e de acessórios em geral vem crescendo e aos poucos está conquistando atenção e maior interesse das montadoras.

Segundo o consultor técnico da Arlen do Brasil, Wellington Ribeiro, especialista em SPL e qualidade sonora, proprietário da WR Sound, dá algumas dicas e afirma que, “atualmente diversas são as fábricas de falantes que possuem kits originais disponíveis no mercado e as opções são variadas. Isso requer atenção e cuidado quando há interesse em manter a originalidade”.

O problema da instalação do falante com auxilio de um adaptador, é que o tamanho do alto-falante muitas vezes é reduzido pela necessidade de encaixar o falante no espaço original. Conseqüentemente aplicando um falante menor do que o tamanho indicado perde-se área do cone e do deslocamento de ar. Como os terminais também não são originais (vai ser necessário cortar o chicote de fios que vem no veículo) podendo ocasionar perda da garantia do sistema elétrico do carro. Algumas vezes poderá ocorrer curto circuito (caso o fio cortado entre em contato com a lataria do veículo) ou danificar o reprodutor de áudio, com isso o consumidor perde na reprodução do som, qualidade, potência e durabilidade.

Escolhendo o produto e mantendo a originalidade

Advertisement

Como existe no mercado uma ampla linha de produtos denominados kits originais, com grande variação de preço, qualidade, modelo, etc. além dos conhecidos modelos universais que exigem, para sua instalação, adaptadores, corte na lataria e na fiação original. Essa é uma dica que o consumidor deve estar atento.
Por isso, a escolha do produto é importante. O consumidor que quer originalidade deve ficar atento aos verdadeiros kits originais. O que é específico para o seu veículo. Vem com conector original e não exige adaptador.

Loja – onde instalar

Qualquer que seja o tipo de sonorização escolhida pelo consumidor há que se ter muito cuidado na escolha da loja para fazer a instalação do seu som. Ela deve preencher alguns itens de profissionalismo. O consumidor deve considerar no mínimo quatro itens:

– Loja especializada e de confiança.
– Profissionais especializados e experientes.
– Observar a limpeza da loja.
– Verificar se os instaladores trabalham com ferramentas adequadas.

Sonorização básica

Escolhido o produto, o consumidor pode optar por uma sonorização básica, composta do amplificador original (CD player) e um conjunto de kit original que deverá ser instalado no local determinado pela montadora, geralmente dois alto falantes dianteiros e dois traseiros.
Se você optar pela instalação de som aproveitando essa originalidade, o trabalho do instalador fica bastante simplificado, uma vez que é bastante simples a colocação dos kits com os conectores originais.

Advertisement

Preferência musical do consumidor

Se o consumidor tiver uma preferência musical que dá destaque para os sons agudos, deve optar pela instalação de tweeters. Para eles, geralmente existe um espaço reservado para sua instalação, próximo da maçaneta das portas dianteiras. (O tweeter, responsável pelo brilho da reprodução sonora, deve ter sua instalação direcionada para o ouvido do motorista e do passageiro).

Neste caso, você estaria fazendo um “up grade” e ganhando na qualidade da reprodução sonora dos agudos.

Agora, se o gosto musical do usuário estiver mais ligado em sons graves, você pode optar em fazer um outro tipo de “up grade” instalando um subwoofer, que é um tipo de alto falante especialmente desenvolvido para a reprodução de sons graves, geralmente instalado no porta malas do carro, em caixa selada ou dutada.

A opção pelo som com mais destaque para os graves exige a instalação de um “booster” ou de um amplificador para que a reprodução sonora seja perfeita, mas abre espaço para não instalar o kit traseiro.