Connect with us

IVECO APOIA “CAVALGADA CULTURAL BRASÍLIA 50 ANOS” EM HOMENAGEM AO ARQUITETO OSCAR NIEMEYER

Published

on

Texto: Imprensa Iveco

* Em sua primeira fase, ação social doou 60 mil livros em escolas e bibliotecas de cerca de 20 municípios de Rio de Janeiro e Minas Gerais
* O percurso total será realizado de Niterói (RJ) a Brasília (DF). Iveco Daily 55C16 acompanha os cavaleiros dando suporte nas duas etapas da ação cultural
A Iveco está apoiando a Cavalgada Cultural Brasília 50 anos, em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. A ação cultural reúne um grupo de 16 cavaleiros que percorrerão um roteiro de cerca de 1.200 quilômetros divididos em duas etapas. A primeira fase, que começou no dia 27 de junho e terminou no último sábado, dia 18 de julho, teve como missão doar 60 mil livros infantis a crianças de escolas e bibliotecas carentes de cerca de 20 municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O roteiro da Cavalgada Cultural começou em Niterói (RJ) e passou por cidades como Petrópolis, Paraíba do Sul, Simão Pereira, Juiz de Fora, Presidente Bernardes, Ouro Preto e Nova Lima, até chegar a Belo Horizonte (MG). Os cavaleiros percorreram 400 quilômetros. A segunda etapa tem previsão para começar em março de 2010 e terminar em 21 de abril de 2010, justamente a data em que Brasília completará 50 anos. Para dar apoio ao grupo, a Iveco destinou um Iveco Daily 55C16 Maxi Furgone que oferece todo tipo de suporte logístico e emergencial.
“Foi fundamental o apoio do Iveco Daily 55C16 Maxi Furgone na distribuição dos 60 mil livros nas escolas e bibliotecas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Vamos contar com o veículo para a segunda fase”, afirma Carlos Oscar Niemeyer, neto do arquiteto e presidente da Associação Cavaleiros da Cultura.
A cavalgada teve início no Caminho Niemeyer, em Niterói, com a primeira parada no Museu de Arte Contemporânea (MAC), uma das obras do homenageado. “Começamos e vamos terminar a Cavalgada Cultural em obras do meu avô”, completa. De acordo com a organização, o primeiro lote de doações – contemplando mais de 400 livros – foi entregue ao Módulo de Ação Comunitária do Morro do Palácio, também fruto da carreira criativa de Oscar Niemeyer.
Além do incentivo cultural, a ação também ganhou apelo ambiental com a plantação de mudas de árvores típicas da Mata Atlântica ao longo da viagem, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas, de Minas Gerais.
A etapa inicial foi encerrada em Belo Horizonte, no conjunto arquitetônico da Pampulha, que é formado pela Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Todas obras de Niemeyer. Na segunda etapa da Cavalgada Cultural, os cavaleiros partirão de Belo Horizonte com destino a Brasília, num percurso de 800 quilômetros. Para amenizar o cansaço dos cavalos a equipe conta com animais reserva. Enquanto um grupo trota, o outro descansa. Carlos fez questão de chamar a atenção para o cuidado com os animais, todos assistidos de perto pela equipe, para que tenham o descanso necessário, além da alimentação ideal.
A primeira Cavalgada Cultural foi realizada em 2007 em comemoração ao centenário de Oscar Niemeyer. Na ocasião foram doados 12 mil livros. “Estamos felizes em concretizar um sonho do meu avô. Quando dei a ideia de fazermos uma cavalgada e unir a aventura a alguma iniciativa social, ainda em 2007, ele disse que o mais importante seria a de levar livros”, lembra Carlos. “Assim iniciamos a Cavalgada Cultural, que este ano já recebeu apoio da Editora Paulus e Ediouro, com a doação de um total de 52 mil livros infantis novos, além da Fiat, com dois carros de apoio e da Iveco, com um furgão de grande porte. O sucesso da iniciativa e a receptividade notada por parte de todos, garantirá sua continuidade para os próximos anos’, finaliza o cavaleiro idealizador da ação, que participa de todo o percurso.
Na opinião de Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco na América Latina, projetos como esse, que levam cultura à população, são de grande admiração da fabricante, sediada em Sete Lagoas (MG). “Para a Iveco, apoiar a Cavalgada Cultural traz uma satisfação ímpar, tanto pela cultura que ela leva, como pela homenagem ao maior arquiteto da história do Brasil e reconhecido mundialmente. Com Oscar Niemeyer o mundo aprendeu a enxergar a arquitetura com outros olhos. Esperamos que atitudes como essa tragam a essas crianças beneficiadas a possibilidade de observar o mundo a partir de uma nova visão”, diz Piquini.