• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Pajero Dakar

admin by admin
22 de julho de 2009
in Sem categoria
Share on FacebookShare on Twitter

Mitsubishi lança no Brasil um novo SUV e aumenta a linha da já consagrada família Pajero. O veículo é um símbolo do perfeito equilíbrio entre o Luxo e o Off-Road

Texto: Imprensa Mitsubishi

Fotos: Fábio Bustamante

Moderno, sofisticado e com muita tecnologia embarcada, o Pajero Dakar, que chega ao mercado nacional no início de agosto, é um legítimo SUV, desenvolvido para enfrentar diversos terrenos com todo conforto. O modelo atribui toda a experiência e desenvolvimento tecnológico que a Mitsubishi Motors conquistou em 26 anos de participação no Rally Dakar e principalmente em suas 12 vitórias nesta prova off-road mais difícil e exigente do mundo. Resistente e Robusto, este verdadeiro 4×4 traz em seu projeto linhas sofisticadas e reúne características do que há de mais moderno em termos de versatilidade, conforto e dirigibilidade.

O Pajero Dakar é um SUV inteiramente novo, não se trata da evolução de um modelo já existente no universo Mitsubishi. Ele é um cab on chassis para sete lugares que absorve melhor os impactos e oferece excelente índice de NVH (nível de vibração) para seus ocupantes. O novo Mitsubishi Pajero Dakar é muito mais que um off-road, ele representa uma nova filosofia de vida, um modo de comportamento. Ou seja, ele marca a chegada de um novo conceito de SUV.

A escolha do nome Dakar para este novo Pajero, foi a forma encontrada pela Mitsubishi Motors para consagrar definitivamente o DNA 4×4 da marca e homenagear os admiradores do cada vez maior e mais representativo mundo off-road. O Mitsubishi Pajero Dakar é um chamado da ousadia, da aventura, da superação, é a paixão pela vida e pela liberdade.

Design

As linhas arredondadas acentuam o autêntico estilo 4×4 e revelam detalhes bem cuidados de acabamento como, por exemplo, as molduras cromadas da grade. As luzes de neblina ganharam moldura na cor grafite e contorno cromado, enquanto o conjunto ótico com lentes transparentes e os faróis integrados ao pára-choque complementam o design harmonioso que leva o luxo ao encontro do off-road.

Os espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente e as maçanetas das portas também receberam acabamento cromado. E as suas linhas laterais, suaves e bem delineadas, são complementadas por estribos de fácil acesso ao seu interior. As portas estão protegidas por frisos pintados na cor da carroceria. Tanto os pára-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem pára-barro para preservar a carroceria e a pintura em situações mais extremas.

Na sua parte traseira as lanternas têm desenho arrojado e eficiente. O porta malas de fácil acesso permite abertura da tampa com uma distância mínima de 560 mm de obstáculo traseiro, além de conter dois amortecedores a gás para abertura com menor esforço.

Fica evidente a preocupação da Mitsubishi com a versatilidade do carro nos terrenos difíceis, por isso os pára-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior, para o caso de encostar-se a elevações no momento de superar terrenos acidentados.

Para complementar, o Pajero Dakar vem equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos pára-lamas dianteiros. As rodas de liga leve receberam desenho exclusivo, tem aro de 17 polegadas de diâmetro e usam pneus 265/65 R 17.

Motorização

O Mitsubishi Pajero Dakar chega ao Brasil equipado com motorização de quatro cilindros em linha, a diesel de 16 válvulas e 3,2 litros. Além disso, possui sistema de alimentação por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler e desenvolve potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm

Toda essa tecnologia oferece ao Pajero Dakar alto desempenho, economia de combustível, excelentes índices de NVH (vibração e ruído) e menor emissão de poluentes.

Duas opções de câmbio

O Pajero Dakar estará disponível com duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades e automática INVECS-II de quatro velocidades. Conduzir o Pajero Dakar com transmissão automática é tarefa das mais simples e agradáveis. A potência do motor pode ser melhor aproveitada com o sofisticado câmbio seqüencial. O INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) analisa os hábitos de dirigir de cada motorista, incluindo a forma de acelerar ou frear, e se ajusta automaticamente à sua forma de dirigir.

Passando para o sistema Sports Mode o motorista pode mudar as marchas com a sensação de estar usando um carro com câmbio manual.

Para garantir a excelência no desempenho em diversos terrenos, o modelo conta com o sistema de Tração Super Select 4WD, que permite a escolha de quatro modos distintos de tração. Em três deles, a troca pode acontecer a velocidades de até 100 km/h. Além disso, o veículo também oferece a alternativa de tração 4×4 reduzida, que garante ainda mais força em terrenos acidentados.

A reunião de todas essas alternativas de marchas e possibilidades de tração: 4×2, 4×4 AWD, 4×4 bloqueado e 4×4 bloqueado e com reduzida, permite ao veículo com câmbio manual de cinco marchas 24 combinações de marcha e, ao equipado com câmbio automático, 20 combinações, confirmando a vocação de ser um verdadeiro 4×4.

Segurança

O Pajero Dakar vem equipado com airbag duplo frontal e freios a disco ventilados nas rodas dianteiras com pistões duplos , e a tambor nas traseiras. A segurança das frenagens é garantida pela presença do sistema ABS (antitravamento) nas quatro rodas e EBD (sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem). O EBD equilibra a força de frenagem entre o eixo dianteiro ou traseiro para reduzir as distâncias de frenagens em qualquer situação: carregado ou vazio.

Além disso, conta com imobilizador, sistema Keyless para travamento das portas, barras laterais de proteção e sensor de estacionamento.

Suspensões resistentes e eficientes

Tão importante quanto serem eficientes, confortáveis e permitir um rodar suave, as suspensões dos modelos off-roads tem que ser resistentes. O Pajero Dakar possui conjunto dianteiro composto por braços duplos, amortecedores telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, o SUV vem equipado com suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Esse conjunto permite o máximo de absorção das irregularidades do solo e muito conforto para os usuários.

Outro ponto que deve ser destacado é a sua grande capacidade e versatilidade em subidas e descidas íngremes, característica de destaque para sua vocação off-road. O Pajero Dakar tem ângulo de ataque de 36º, ângulo de saída de 25º, capacidade máxima de subida de 35º e, finalmente, possibilidade de inclinação lateral de até 45°. Um detalhe importante tanto para o off-road quanto para o dia a dia das cidades é a capacidade de manobra do veículo. O impressionante raio de giro do Pajero Dakar de 5,6 metros que pode facilitar a sua saída de uma dificuldade off-road e, também, o seu estacionamento em vagas apertadas.

Interior

Um dos destaques do Pajero Dakar é o excelente aproveitamento do espaço interno, o que proporcionou a possibilidade de acomodar com total conforto para sete passageiros ou 1920 litros, quando os bancos estiverem rebatidos. Em parte isso se tornou possível graças às medidas da sua carroceria: 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.800 mm de altura e entre eixos de 2.800 mm. Com o sistema Double Action Folding, os bancos da terceira fileira são rebatíveis e ficam acomodados sobre o assoalho, deixando livre o espaço de bagagem quando não estão em uso. Para garantir ainda mais comodidade aos passageiros, a terceira fileira de bancos também possui comando de ar-condicionado independente.

A forração de couro do interior vem como item de série na versão automática e está disponível nas cores cinza ou bege (apenas para os carros com cor exterior preto ou platinum bege). Todos os itens do interior do Pajero Dakar foram pensados de forma a melhor acolher seus usuários, tanto em sofisticação quanto na qualidade do acabamento. As portas, além do revestimento de couro, receberam detalhes cromados e na cor prata, e a moldura dos interruptores de acionamento dos vidros tem acabamento semelhante ao alumínio fosco.

O painel de instrumentos com design ergonômico traz instrumentos na cor vermelha que criam um visual mais atrativo, moderno, de fácil leitura e maior visibilidade e o volante de três raios e acabamento metálico permite o ajuste da coluna de direção e abriga os comandos de áudio e piloto automático.

Os itens de conveniência do Pajero Dakar ainda incluem ar-condicionado automático, computador de bordo com onze funções exibidas em um display de LCD e Power Sound System que vem com amplificador de 420W, CD, MP3 Player e rádio AM/FM, e está ligado a 04 alto-falantes tipo “woofer” e 04 tweeters posicionados estrategicamente no interior do veículo para oferecer a ambientação ideal. Além disso, ele ainda vem equipado com prático kit viva-voz Bluetooth, que permite atender às ligações do seu celular sem tirar as mãos do volante ou conectar algum fio. As luzes de cortesia estão distribuídas nas quatro portas e o porta-luvas possui iluminação independente e chave para maior visibilidade e segurança. Outros destaques são os 14 portas-objeto que estão espalhados no veículo, oferecendo ainda mais conforto.

O Mitsubishi Pajero Dakar estará à venda a partir do mês de agosto em toda a rede de concessionários da marca. Poderá ser adquirida nas cores preta, prata, branco perolizado, platinum bege e cinza.

Tags: Mitsubishi
Previous Post

Os 12 anos da BorgWarner na Fórmula-Truck

Next Post

Abrigo para carros é opção de presente para o Dia dos Pais

admin

admin

Next Post

Abrigo para carros é opção de presente para o Dia dos Pais

Please login to join discussion
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.