Imprensa Fiat
O próximo carro conceito da Fiat no Brasil será desenvolvido juntamente com os consumidores. Esta é mais uma ação pioneira da Fiat, a primeira montadora no mundo a convidar a comunidade virtual para participar da concepção de um carro. O projeto Fiat Mio convida as pessoas a participar da idealização e criação do protótipo FCC III, o terceiro Fiat Concept Car, que será apresentado no Salão do Automóvel em outubro de 2010, em São Paulo. No portal http://fiatmio.cc, qualquer pessoa poderá contribuir para a construção do carro conceito em diferentes questões, como propulsão, segurança, design, materiais e “infotainment”. Todas as sugestões serão consideradas pelo Centro Estilo da Fiat, no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, na fábrica de Betim (MG), onde serão determinadas as especificações técnicas do protótipo, que estará aberto e licenciado pelo Creative Commons para que todos tenham acesso às informações.
“É uma quebra de paradigma no setor automotivo, porque nenhuma montadora até o momento abriu o processo de desenvolvimento de um carro”, diz Peter Fassbender, gerente do Centro Estilo Fiat no Brasil.
O projeto terá quatro fases. A primeira será a investigação sobre como especialistas de diferentes áreas enxergam o futuro do automóvel, ela servirá como base para o início das discussões sobre as especificações do carro do futuro. A segunda será a elaboração destas especificações, por meio da colaboração de internautas e das equipes do Centro Estilo e engenharia da FIAT. A terceira será a leitura feita pela Fiat das inúmeras contribuições surgidas, o que definirá o carro conceito em sua dimensão física, apresentada no Salão do Automóvel em outubro de 2010. E, finalmente, a quarta etapa, será o conceito da comunicação do carro, que também será desenvolvido em conjunto com a comunidade. Serão criados juntamente com os consumidores, o conceito de marketing, a comunicação e até a marca do produto.
A colaboração estará aberta aos consumidores, formadores de opinião, especialistas, acadêmicos, para que surjam contribuições de todos os tipos, técnicas ou não. Caberá a Fiat organizar um processo de aproveitamento e solução para cada tema proposto pelos internautas. Além do carro conceito, a Fiat pretende expor virtualmente outros projetos desenvolvidos a partir das contribuições dos internautas no Salão do Automóvel. Desta forma, as sugestões poderão ser dadas até outubro de 2010.
“Este projeto contribui para o posicionamento de inovação e tecnologia da Fiat. A interação é uma das mais fortes características da comunicação da Fiat com o consumidor e, agora, levamos isto ao extremo com o Fiat Mio”, diz João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat. Ele lembra que, em 2006, a Fiat realizou uma campanha marcante, ao completar 30 anos e se abrir para indagar o futuro, em vez de celebrar feitos do passado. Na campanha, a empresa convidou as pessoas a dizer como estaria o mundo nos 30 anos seguintes, e levou ao ar, em todas as mídias, as manifestações recebidas. Desta vez, a interação com o consumidor avança para o processo de desenvolvimento do produto e de definição de sua comunicação.
A AgênciaClick é a responsável pelo desenvolvimento e gestão operacional da plataforma colaborativa e pela estratégia de comunicação digital.