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Caminho da Escola: Volkswagen vende primeiro lote de veículos completos para o programa do governo federal
Texto: Imprensa Volkswagen Caminhões e Ônibus
O ônibus utiliza chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo. Possui capacidade para transportar até 57 alunos sentados, pneus borrachudos, faróis traseiros, sinalizador sonoro de ré, portas maiores que as convencionais, poltronas tipo sofá, cinto de segurança, vidros verdes, acentos preferenciais, janelas de emergência, limitador de velocidade para 70 quilômetros por hora e tacógrafo com GPS.
O ônibus foi projetado para transportar as crianças da rede pública de ensino por caminhos cheio de obstáculos como lama, rios, buracos e chuva. “A concepção desse modelo mobilizou toda a nossa Engenharia, os fornecedores e nossa área de Qualidade. Tudo foi projetado para garantir maior conforto aos estudantes”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America.
As alterações necessárias nos ônibus foram alcançadas por estudos e proposições feitas pelo Centro de Pesquisa em Transportes da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB), técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e pelo o Inmetro, que certificou o veículo da VWCO como o padrão para o transporte escolar rural no Brasil.
Para a pesquisa, foram percorridos 50 mil quilômetros e 16 municípios da zona rural brasileira onde foram entrevistados prefeitos, secretários de educação e transporte, condutores de ônibus e barcos, donos de empresa de transporte, professores e alunos. Atualmente, a pesquisa é dividida em frentes de estudo com o objetivo de dar assistência aos municípios no planejamento, regulação e na operação do serviço.