Connect with us

Outros

IVECO E ITAIPU BINACIONAL APRESENTAM O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO DAILY ELÉTRICO, O PRIMEIRO LEVE A ENERGIA 100% LIMPA DA AMÉRICA LATINA

Published

on

O protótipo do Daily Elétrico é equipado com baterias Zebra, à base de sódio, níquel e cádmio, com autonomia de 100 quilômetros entre cargas

Texto e Foto: Imprensa Iveco

A Iveco e a Itaipu Binacional apresentam o Daily Elétrico, o primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 28 de agosto. O projeto Daily Elétrico foi desenvolvido em parceria pelas duas empresas com o objetivo de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, tendo em vista a busca da redução das emissões de carbono. Desta forma, a Iveco e a Itaipu Binacional colocam-se como as pioneiras do setor de transporte de cargas, com emissão zero de poluentes do mercado latino americano.

A ideia surgiu quando a Itaipu Binacional convidou a Iveco a participar de uma segunda fase do “Projeto do Veículo Elétrico”, uma parceria entre a empresa geradora de energia e a Fiat Automóveis iniciada em 2006 e que resultou no primeiro veículo de passageiros elétrico do Brasil. O projeto Itaipu Binacional – Iveco foi aprovado em dezembro de 2008 e o modelo escolhido para receber a propulsão à energia elétrica foi o Iveco Daily 55C com entre-eixos de 3.750 mm. Na versão elétrica, ganha a denominação 55C/E. Sendo um chassi cabine-dupla ideal para o transporte de equipes de trabalho, mais carga, é uma configuração muito usada por empresas distribuidoras de energia, como é o caso das empresas parceiras no projeto (Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light), potenciais clientes para as primeiras unidades do Daily Elétrico. Algumas empresas do setor de distribuição e alimentos do Brasil e da Argentina já demonstraram interesse pelo veículo, que ainda está em fase de desenvolvimento.

O protótipo do Daily Elétrico é equipado com três baterias Zebra, tem autonomia de 100 quilômetros com carga completa e desenvolve velocidade máxima de 70 km/h. Vazio, a velocidade máxima chega a 85 km/h. O tempo de recarga da bateria é de oito horas. A tecnologia pode ser aplicada em qualquer versão do Iveco Daily, seja chassi-cabine, furgão ou chassi de ônibus.

Advertisement

Após a conclusão dos testes do modelo, planeja-se um lote especial do Daily Elétrico para comercialização aos parceiros de desenvolvimento e clientes pré-selecionados. Eles serão produzidos em um galpão especialmente preparado para esta tarefa dentro da Usina de Itaipu (onde hoje já é montado o Fiat Palio Elétrico). A montagem é conduzida em parceria pela Itaipu Binacional e a empresa Isvor, do Grupo Fiat. As primeiras 10 unidades produzidas do Daily Elétrico serão entregues para a Itaipu Binacional e seus parceiros. O projeto já atrai interesse de grandes empresas no Brasil e Argentina.

Um segundo protótipo elétrico já está planejado com Itaipu em uma outra configuração da família Daily, previsto para o início de 2010.