O frio e a chuva deram uma dose extra de emoção na 4ª etapa da temporada de 2009
Texto: Vanessa Fontes / Imprensa Mitsubishi
Fotos: Haroldo Nogueira
As equipes formadas por famílias e amigos que estiveram em Curitiba no sábado, dia 1º de agosto, para participar do rali Mitsubishi Outdoor, além de se divertir ao cumprir as provas, ainda mostraram que a união e a alegria são pontos chaves.
Em busca de atividades esportivas e culturais as equipes estavam divididas em duas categorias: FUN (iniciantes) e Extreme (experientes), que realizavam provas com diferentes graus de dificuldades.
Partindo de Curitiba as equipes se deslocaram cerca de 35 km até o local da retirada do passaporte, em Campo Largo. A prova também percorreu as cidades de Balsa Nova e Araucária, região de amplas estradas e conhecida por sua vegetação de Mata Atlântica.
A beleza da região foi destaque na tarefa de aventura (PC6) “Vertigem”, onde o desafio das equipes era completar uma descida de 25 metros. Os participantes da categoria FUN deveriam fazê-lo por uma trilha entre a mata, enquanto os da categoria Extreme realizavam um rapel. “As paisagens pelas quais passamos foram um dos grandes destaques da prova. Moro em Curitiba e durante todo o trajeto que fizemos passei por alguns lugares que nunca prestei atenção ou nem sabia que existiam”, afirma Marcos Greca, da equipe Bora-Bora.
Preparo físico e planejamento foram essenciais para cumprir a prova. Mario Kaissar, da Picapau Extremistas ressaltou essas características: “Com a chuva, foi preciso planejar caminhos inteligentes, que pegassem estradas em melhores condições. Além disso, o preparo físico foi fundamental para as provas de aventura”.
Nem o frio assustou os participantes na tarefa de Aventura (PC4) “Pau Seco”, em que um dos participantes da equipe precisava pegar uma bandeira a 50 metros da margem de uma área represada. Para decidir que meio um dos competidores iriam utilizar para chegar até o objetivo (um caiaque novo, um caiaque mais antigo, bóia, roupa de neoprene ou lancha), era necessário jogar um dado. Mesmo com a chuva, as equipes gostaram do desafio e enfrentaram o frio. “Essa foi uma das provas mais legal do rali. O frio deu um toque de emoção a mais”, afirma Ângela Dressler, da estreante The Best Humildes.
O Mitsubishi Outdoor não é um campeonato, mas ele também distribui prêmios a cada etapa. Em Curitiba, os paranaenses deixaram a hospitalidade de lado e dominaram o pódio. Além disso, outra curiosidade é que os dois primeiros colocados na categoria FUN e Extreme são estreantes no Mitsubishi Outdoor.
Na categoria FUN a vitória ficou com a equipe Cwbpoker, que somou 1928 pontos. Em segundo lugar, os estreantes equipe Magaivers somaram 1749 pontos. “Nós corríamos na categoria Turismo Light do Mitsubishi Motorsports em quatro carros. Porém, nunca chegamos ao pódio e, nesse ano, resolvemos nos divertir mais e testar nossa participação no Mitsubishi Outdoor e percebemos que temos mais força juntos do que separados”, contou Danielle Neves.
Entre os Extreme, a equipe Bora Bora levou o troféu de primeiro lugar com 2209 pontos, seguida pela China Perfomance, que estava inscrita na categoria FUN, mas com os 2060 pontos alcançados, seguindo o regulamento, foi promovida para o pódio da categoria Extreme. “Ficamos surpresos quando nos chamaram. Os vencedores da categoria FUN foram anunciados primeiro e já estávamos indo embora quando falaram para subirmos ao palco. Essa foi nossa primeira vez no Mitsubishi Outdoor e queremos continuar correndo”, comemora Thiago Ribas Palumbo.
Mitsubishi Pró-Brasil
Em Curitiba (PR), a ação social Mitsubishi Pró-Brasil arrecadou com as inscrições para esta etapa 7,6 toneladas de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal que foram repassados ao Instituto de Pró-Cidadania de Curitiba.
A próxima etapa do Mitsubishi Outdoor ocorrerá no dia 29 de agosto, em Belo Horizonte (MG).
O Mitsubishi Outdoor tem o patrocínio Unicard, Mit Seguro, Gol, Pirelli, Nokia, Cisa Trading, Clarion, Centauro, Mira , TranzeroArt Fix e Dupont.