Edmur Hashitani*
Tudo muito bom do lado de fora, mas, dentro das pistas a história não foi bem assim. Primeiro chegaram a conclusão de que era necessária a criação de uma chicane em uma das retas, por medida de segurança (e quem leu a última edição sabe que eu sou um incentivador de medidas que reduzam acidentes no automobilismo). Durante os treinos, no entanto, o redutor de velocidade foi feito com barreiras de pneus na pista.
O resultado, obviamente, foi péssimo. A cada toque nas colunas, pneus voavam e o treino tinha que ser interrompido. Foram inúmeras bandeiras vermelhas durante os treinos e críticas de pilotos e especialistas. Para a corrida, o problema chicane foi resolvido. As barreiras foram resolvidas e substituídas por zebras, no chão, como deve ser feito.
Mas, uma outra medida para a corrida me surpreendeu. Estava proibida a ultrapassagem na reta principal. Volto a dizer, sou completamente a favor de medidas de segurança. Agora, não havia mais nada a ser feito, a não ser proibir lutas por posição? Por que não reforçar os alambrados? Mas proibir as ultrapassagens no melhor (e praticamente único) ponto existente na pista, é praticamente como proibir o automobilismo. É transformar uma corrida em uma passeata de carros.
Bom, não é preciso dizer que as trocas de posição foram raríssimas. O vencedor, Cacá Bueno, largou na terceira posição, mas não conquistou a vitória superando seus adversários, na pista, ou nos boxes. Thiago Camilo, saindo da pole-position, teve problemas no motor e abandonou. Ricardo Maurício, o segundo colocado, perdeu os freios durante sua saída do pit stop e encheu o muro.
Os acidentes e falhas dos concorrentes não tiram o mérito de Cacá, que fez história ao vencer a primeira prova de rua da Stock. Afinal, para ser um campeão, é necessária sorte, além de talento. Falando em campeonato, o piloto carioca disparou na ponta com a vitória em solo baiano, abrindo 26 pontos de Marcos Gomes.
A iniciativa de levar o automobilismo para novos espaços no país, variando inclusive o tipo de traçado, com a criação de pistas de rua, é louvável. Mas que se aprendam com os erros para que não sejam cometidos no ano que vem.
Indy no Brasil, Brasil na Indy
A direção da Indy anunciou, nas últimas semanas, a realização de uma etapa no Brasil, em 14 de março, mas com local ainda a ser definido. Cidades como Rio de Janeiro e Ribeirão Preto ainda disputam para sediar o evento. Mas esta não é a única notícia envolvendo o país na Indy.
O piloto Gil de Ferran, vencedor das 500 Milhas e bicampeão da CART, entre 2000 e 2001 anunciou que pretende alinhar dois carros na temporada 2010, com sua equipe a De Ferran Motorsports. Especula-se que um deles seja Takuma Sato, e o outro o atual campeão, Scott Dixon.