Texto: Imprensa ADETAX
Ir ao trabalho, à aula, a outros compromissos do dia-a-dia ou até mesmo sair para se divertir tornaram-se procedimentos mais fáceis para cadeirantes desde que o “Taxi Acessível” foi lançado, há seis meses. Iniciativa da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo – www.adetax.com.br), o serviço disponibiliza táxis adaptados para o transporte de passageiros com necessidades especiais de locomoção. O atendimento, feito com veículos Fiat Dobló, é elogiado por usuários e taxistas.
Os veículos Fiat Dobló adaptados em uso no “Táxi Acessível” (foto) são equipados com teto elevado, fixador, cinto de três pontos e plataforma elevatória para facilitar o acesso dos cadeirantes. Foram idealizados para atender à legislação municipal que determina a adaptação de automóveis que prestam serviço de transporte individual para uso de passageiros com mobilidade reduzida.
Segundo Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, até o lançamento do “Taxi Acessível” nenhum dos 33 mil táxis em circulação na cidade de São Paulo era adaptado especialmente para o transporte de cadeirantes. “Este é um investimento que as frotas fizeram para inaugurar esta nova categoria de táxis na cidade”, afirma. “Os taxistas de frotas já transportam mensalmente mais de um milhão de pessoas. Muitos cadeirantes já são passageiros habituais e, agora, eles contam com um táxi totalmente adaptado às suas necessidades”, acrescenta.