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Nova Saveiro chega ao mercado totalmente renovada e com opção de cabine estendida
Texto e Foto: Imprensa VW
Num ano com muitas novidades, a Nova Saveiro é um dos lançamentos mais importantes da Volkswagen do Brasil. Além de ser um veículo inteiramente novo, a picape chega com a novidade da cabine estendida, opção que deverá atrair um maior número de consumidores, por sua versatilidade.
Totalmente renovada, com design atraente, excelente versatilidade e robustez, a nova integrante da linha Volkswagen é capaz de atender plenamente às exigências de uma aplicação comercial, bem como às expectativas de quem procura um veículo ideal para o lazer.
De acordo com Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, com a Nova Saveiro a marca dá um passo extremamente importante para elevar sua participação no segmento das picapes compactas e fortalecer ainda mais o seu posicionamento no mercado: “Estamos certos de que vamos entregar aos consumidores a melhor e mais atraente picape dentro de seu segmento”.
A principal preocupação da Volkswagen foi atender às necessidades e desejos manifestados pelos consumidores em quatro clínicas realizadas antes e durante a execução do projeto. O resultado é um veículo acima de tudo prático e com aparência dinâmica, mantendo ao mesmo tempo a identidade da marca.
A principal preocupação da Volkswagen foi atender às necessidades e desejos manifestados pelos consumidores em quatro clínicas realizadas antes e durante a execução do projeto. O resultado é um veículo acima de tudo prático e com aparência dinâmica, mantendo ao mesmo tempo a identidade da marca.
A Nova Saveiro compartilha com o Gol e o Voyage o motor EA-111 1.6 VHT e a transmissão MQ200, componentes de eficiência já comprovada pelos clientes dos dois modelos. A picape está disponível em duas versões: Nova Saveiro 1.6, ideal para o consumidor que busca um veículo para o dia-a-dia e Nova Saveiro 1.6 Trooper, perfeita para o consumidor com perfil mais esportivo e que gosta de exclusividade. A primeira versão também pode ser equipada com o pacote Trend, que reúne uma série de opcionais voltados ao público que busca visual e itens diferenciados.
As duas versões têm distância entre-eixos 152 mm maior do que a Saveiro anterior. Simultaneamente, as bitolas também cresceram 47 mm na dianteira e 108 mm no eixo traseiro. A ampliação dessas dimensões permitiu o aumento da capacidade de carga, maior estabilidade e ampliação do espaço interior. Essas características levaram ao desenvolvimento de um design inteiramente novo.
Tanto na versão estendida como na cabine simples, a carroceria da Nova Saveiro foi desenvolvida para proporcionar ao motorista e passageiro um excelente nível de conforto. Além da grande disponibilidade de espaço, a facilidade de acesso através de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Um detalhe importante é a nova vigia traseira com janela deslizante, que se alinha na mesma superfície quando fechada, uma inovação inspirada nas modernas vans européias.
Muito importante para o desempenho e a economia, a aerodinâmica mereceu cuidados especiais, que envolveram estudos em ambiente virtual e em túnel de vento. A Nova Saveiro tem os menores coeficientes de arrasto da categoria: Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 na cabine simples.
Entre muitas outras características inéditas no segmento, a Nova Saveiro conta com um inovador sistema de abertura da tampa da caçamba. Para reduzir o esforço e evitar acidentes, foi instalado um amortecedor que suaviza o movimento da tampa.
O estepe está colocado sob a carroceria, aumentando o espaço disponível na cabine. Ele só pode ser acessado quando a tampa da caçamba, que dispõe de chave em todas as versões, está aberta. A picape conta ainda com sensor de estacionamento no parachoque traseiro, outra novidade na categoria.
O desenvolvimento da Nova Saveiro demandou milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento, incluindo largo emprego de simulação virtual (com utilização do novo Virtual Reality Center da Volkswagen, único na América Latina), ensaios destrutivos, testes de durabilidade e treinamento de pessoal. Os testes de rodagem, realizados em ruas e estradas e nas pistas de testes do Brasil e Alemanha, totalizaram nada menos que 1,3 milhão de quilômetros rodados.