Outros
Cresce a instalação de ABS em modelos nacionais
Mercado brasileiro se prepara para a obrigatoriedade do sistema
Texto: Imprensa Bosch
Após dois anos do início da produção nacional de Freios ABS na América do Sul, investimento realizado pela Robert Bosch em 2007, o ABS Sistema Antibloqueio de Frenagem continua aumentando sua presença nos veículos comercializados no mercado nacional.
A pesquisa anual do Cesvi Brasil Centro de Experimentação e Segurança Viária confirma essa tendência. Atualmente, há 107 diferentes modelos de veículos disponíveis no mercado brasileiro, dos quais derivam 383 diferentes versões. Segundo a pesquisa do Cesvi, deste total de versões, 39% oferecem ABS como item de série, o que significa 6% de aumento em relação a 200 8, quando esse número era de 33%.
Em outra pesquisa, realizada pela Bosch com base nas estatísticas de vendas do mercado brasileiro, foi detectado que 18% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2008 tinham freios ABS. Em 2007, este número era de 15% e, há seis anos, apenas 6%. Em 2009 esta taxa deverá registrar um novo aumento, já que o volume de produção de ABS tem crescido, confirmando essa tendência, afirma Carlo Gibran, gerente de Vendas e Marketing da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.
Porém, mesmo crescente, a presença do ABS nos carros nacionais ainda é baixa se comparada a outros países. Em 2008, 76% dos carros produzidos no mundo tinham freio ABS. Além disso, no Brasil, o maior crescimento está entre os veículos médios onde se concentra a maior parte dos Hatches e Sedãs nacionais. A pesquisa realizada pela Bosch mostrou que a instalação de ABS neste segmento cresceu oito pontos percent uais: de 48%, em 2007, para 56%, em 2008. Já entre os veículos populares, apenas 3% tinham ABS em 2008.
O aumento da presença do ABS nos veículos nacionais é resultado da conscientização do consumidor e da maior oferta de modelos equipados com o sistema¿, afirma Gibran.
Obrigatoriedade
A Resolução 312 do Contran, publicada em abril desse ano, determina percentuais mínimos de instalação do ABS sobre o total da produção destinada ao mercado nacional. A aplicação se dará de forma gradativa: 8% em 2010, 15% em 2011, 30% em 2012, 60% em 2013 e, a partir de janeiro de 2014, todos os veículos licenciados no Brasil deverão ter ABS. A Resolução 311, publicada na mesma data, também torna obrigatório o airbag frontal para todos os veículos de passageiros a partir de 2014.