Outros
Idec recomenda: Para sua segurança, saiba como escolher e manter os pneus dos veículos em bom estado
O segundo número, depois da barra, indica a altura do perfil em relação à banda de rodagem. No caso, 60. Ou seja, o perfil tem 60% do tamanho da banda de rodagem (111 milímetros).
R14 é o diâmetro da roda, em polegadas. A roda do pneu, portanto, tem 355,6 milímetros de diâmetro (1 polegada equivale a 25,4 milímetros). E com relação a 82H, 82 é o índice de carga (isso significa que o pneu suporta até 485 quilos) e a letra H indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido (no caso, 210 km/h).
“É extremamente recomendável que as especificações técnicas dos pneus sejam mantidas. Elas constam do próprio pneu e do manual do veículo”, informa Felício Félix, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Para ele, se alguma dessas características for alterada, pode haver aumento de consumo de combustível, desgaste prematuro de peças (inclusive dos próprios pneus) e erros de leitura de velocidade. “Também pode gerar falta de aderência em situações críticas de direção”, complementa Ricardo Bock, professor de engenharia mecânica da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Bernardo do Campo (SP).
Mudar de marca de pneus, apesar de não ser o ideal, não traz riscos à segurança. Mas seja qual for o fabricante, o símbolo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) é obrigatório.
Se o pneu furar ou rasgar, pode ser reparado – desde que o estrago não tenha ocorrido na parte lateral. Também fuja da técnica de “riscar pneus” carecas. “É uma prática muito perigosa, pois o pneu pode estourar com o carro em movimento e causar um acidente sério”, alerta Félix.
“Para ajudar também o meio ambiente, o consumidor que for trocar os pneus de seu carro, deve procurar saber para onde vão os velhos. O revendedor, normalmente, já dá o destino certo aos pneus usados. Mas se o consumidor decidir trocar os pneus e ficar com os velhos em casa, procure locais adequados para o descarte. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) tem um programa de coleta de pneus velhos, com 408 pontos pelo país”, lembra Carlos Thadeu, gerente de comunicação do Idec.