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Rede Bosch Service implanta programa mundial de melhoria contínua nas oficinas
Programa contempla 11 fatores considerados chave para o sucesso
Texto: Imprensa Bosch
A Bosch dá início, em setembro, à implantação do programa Bosch Service Excellence em todas as oficinas credenciadas da Rede Bosch Service no Brasil. Este programa mundial da Bosch tem por objetivo capacitar as oficinas da rede nas áreas de gestão da empresa, alinhar e padronizar o atendimento. Aqui no Brasil, o pontapé inicial será dado por cursos de Atendimento ao Cliente e Gestão Financeira, a serem aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O conteúdo dos treinamentos está sendo desenvolvido em conjunto pela Bosch e pelo Senac, considerand o as diretrizes do Bosch Service Excellence e a experiência do Senac, referência nacional em educação profissional. Inicialmente, serão aplicados treinamentos-piloto para participantes de 20 oficinas da Rede Bosch Service, com módulos via web e presencial, na unidade Nove de Julho do Senac, em São Paulo. Depois, os treinamentos serão estendidos às outras oficinas da Rede em todo o Brasil.
Atendimento ao cliente e gestão financeira são dois dos 11 fatores considerados chave para o sucesso de uma oficina mecânica, segundo as diretrizes do Bosch Service Excellence. Um guia orienta cada país onde há oficinas Bosch Service a implementar melhorias em todos estes fatores, que são: processo da oficina, gestão da qualidade, atendimento ao cliente, gestão financeira, gerenciamento de marketing, administração operacional, gestão de pessoas, gestão de conhecimento & equipamentos, gestão da marca, administração de parceiros e administração da infra-estrutura.
Em cada pa ís, o programa é implementado de forma gradual e as ferramentas para a sua implantação podem ser o fornecimento de materiais específicos ou aplicação de treinamentos, como é o caso dos cursos que serão ministrados pelo Senac às oficinas da Rede Bosch Service no Brasil. A Bosch pretende implantar o programa completo em toda a rede, contemplando os 11 fatores de sucesso, até 2012.
Atendimento ao cliente e gestão financeira
No curso de Atendimento ao cliente, os participantes terão a oportunidade de conferir estudos de mercado, dicas de organização e limpeza da oficina, orientações sobre a postura dos profissionais no estabelecimento e até um passo a passo do processo de atendimento, que vai desde o agendamento telefônico, passando pelo check-list até o pós-atendimento, entre outros itens.
Já no curso de Gestão Financeira serão abordados itens como introdução à contabilidade, administração financeira, formação de preço de peças e serviços, produtividade na oficina e gestão de peças, entre outros.