Outros
Citroën faz dobradinha, coloca quatro carros nos cinco primeiros lugares e conquista título mundial de fabricantes no Rali da Espanha
O Rali da Espanha, penúltima etapa do Campeonato Mundial de Rali de 2009, foi marcado pelo domínio total da Citroën. Líderes durante toda a prova, as duplas Sébastien Loeb/Daniel Elena e Daniel Sordo/Marc Martí terminaram o rali nos dois primeiros lugares. Além de permitir que Loeb/Elena partam para a prova decisiva (Rali da Grã-Bretanha) apenas um ponto atrás dos líderes Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, o resultado deu à Citroën, por antecipação, o quinto título do Mundial de Fabricantes − uma bela conquista no ano do 90º aniversário da marca.
Sordo/Martí começaram o rali na frente e encerraram o primeiro dia de disputa na liderança, apenas 1,5 segundo à frente de Loeb/Elena. No segundo dia, Loeb/Elena já ocupavam a liderança da prova no tempo acumulado e a mantiveram até o final do rali. Loeb/Elena ampliaram para 53 o recorde de vitórias entre pilotos e navegadores na história do Mundial de Rali, cujo primeiro campeonato foi disputado em 1973. “Era muito importante terminar nos dois primeiros lugares. Não apenas para definir o título de construtores para a Citroën, mas também para manter nossas chances de conquistar os títulos de pilotos e navegadores na última prova”, exultava Loeb. “Toda a equipe fez um grande trabalho e quero agradecer a Dani (Sordo) por cumprir à risca sua parte como companheiro de equipe.”
Sordo, por sua vez, manifestou orgulho por ter contribuído para o título da Citroën, mesmo sem poder aproveitar a oportunidade de obter sua primeira vitória no Mundial justamente no rali de seu país. “O título é o resultado de um verdadeiro esforço de equipe”, elogiou o piloto espanhol. Olivier Quesnel, diretor de corridas da Citroën, elogiou suas duplas e deu parabéns a Petter Solberg/Phillip Mills e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, que terminaram em quarto e quinto lugares com seus Citroën C4. “Vamos fazer de tudo para dar a Seb e Dani o sexto título mundial”, afirmou.
Frédéric Banzet, Diretor mundial da Citroën, compareceu à Espanha e presenciou a chegada vitoriosa dos C4: “O quinto título mundial é a melhor maneira de celebrar o 90º aniversário da marca. Fiquei muito impressionado com o entusiasmo do público e desejo a Sébastien Loeb e Daniel Elena a melhor sorte na busca pelo sexto título”.