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IVECO VERTIS: O PRIMEIRO PRODUTO IVECO DESENVOLVIDO NO BRASIL É APRESENTADO NA FENATRAN
A Iveco Latin America apresenta na 18ª FENATRAN o novo Iveco Vertis, a primeira família de caminhões da empresa desenvolvida no Brasil. O novo produto foi idealizado pelos engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) da Iveco, localizado no complexo industrial de Sete Lagoas (MG), com a colaboração da plataforma mundial de caminhões médios da Iveco. O modelo vai atuar na faixa de 9 e 13 toneladas de peso bruto total (PBT), os chamados caminhões médios.
“O diferencial desse produto é seu excelente custo operacional”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Ele é versátil na utilização, econômico no consumo de combustível e tem baixo custo de manutenção, características fundamentais para o segmento dos caminhões médios”, diz Mazzu.
Com o Iveco Vertis, a empresa chega à sexta nova família de produtos apresentados ao mercado brasileiro desde outubro de 2007, quando a renovação e ampliação da gama Iveco no País começaram. “Essa velocidade de inovação não tem paralelo no mercado”, comenta Mazzu. “Com o Iveco Vertis, completamos nossa gama de produtos entre 3,5 e 74 toneladas de PBT, e vamos agora disputar o mercado por inteiro pela primeira vez em nossa história no Brasil.”
O novo caminhão médio da Iveco será construído na fábrica de Sete Lagoas, na mesma linha de montagem da família de caminhões leves Iveco Daily. O modelo entrará em produção no primeiro trimestre de 2010, quando começam as entregas aos revendedores e clientes da marca.
PROJETO BRASILEIRO, PLATAFORMA MUNDIAL, SUPRIMENTO GLOBAL
Iniciado em 2007, o projeto do Iveco Vertis exigiu investimentos de R$ 53 milhões, consumiu 250 mil horas de desenvolvimento e envolveu cerca de 150 pessoas. Trata-se de um dos mais ambiciosos projetos do jovem Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) de Sete Lagoas, inaugurado em junho de 2008 e onde trabalham cerca de 150 engenheiros e mais outra centena de técnicos e especialistas. A importância do Iveco Vertis é o ineditismo de sua concepção, conforme explica Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de produto da Iveco na América Latina.
“O desafio era projetar um caminhão médio em Sete Lagoas, para atender às necessidades de mercado do Brasil e da América Latina”, conta Mastrobuono. Os engenheiros do CDP de Sete Lagoas interagiram com os outros centros de desenvolvimento mundiais da Iveco, na busca de sinergias tecnológicas. E a rede de fornecedores globais da empresa (“global sourcing”) foi toda acionada para garantir a competitividade do produto (ele tem cerca de 75% de conteúdo local). “O projeto é local, a plataforma tecnológica é mundial e o suprimento é global”, resume Mastrobuono.
Nesse trabalho foi envolvida a plataforma de veículos médios da Iveco, um time transversal com representantes de todas as áreas da empresa: marketing de produto (traduzindo as necessidades do mercado); engenharia (transformando as necessidades em projeto); design (criando a personalidade do caminhão); compras (desenvolvendo fornecedores); custos (cuidando da viabilidade comercial); logística (acertando o fluxo de peças e componentes); produção (transformando o produto em realidade); comunicação (definindo nome e campanha de apresentação) etc.
“O resultado para a empresa é um caminhão moderno, com uma adequada relação entre a viabilidade econômica de seu projeto e a competitividade do produto no mercado”, informa Mastrobuono. “Para o cliente Iveco, é uma família de caminhões médios certos para o trabalho e com o melhor custo operacional do mercado.”