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Caminhões Volvo FH expostos na Fenatran 2009 são os mais seguros do mercado
“O novo FH é a vanguarda em segurança veicular comercial global”, diz Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil. “A segurança está em nosso DNA”, completa Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F. O ESP (Electronic Stability Program) é um moderno equipamento que reduz a possibilidade de derrapagem e capotagem em curvas.
O caminhão pode ter, também, o ACC, um avançado mecanismo que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente. Utilizando um radar Doppler, o ACC é um equipamento de segurança de última geração que funciona tanto na frenagem quanto na aceleração. Ele reduz o risco de, em caso de distração ou em uma situação inesperada, por exemplo, o condutor do caminhão colidir com um automóvel que está trafegando em uma velocidade menor à sua frente.
Evitando acidentes
Outra novidade já disponível é o LKS (Lane Keeping System). Este equipamento alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção, e é muito útil para evitar acidentes casuais, mas muito graves. Este mecanismo integra também um moderno dispositivo – o DAS, o Detector de Nível de Atenção. O equipamento é acionado automaticamente quando o condutor apresenta um estilo de condução irregular, ziguezagueando o veículo na pista, um comportamento característico de fadiga e sonolência ao dirigir. Ao reduzir ou mesmo evitar os acidentes, o equipamento proporciona mais valor para a operação de transporte.
Pré-tensionador do cinto
O FH tem também um pré-tensionador do cinto de segurança. Combinado com o air bag do veículo, este sistema permite a mobilidade do cinto de segurança em caso de acidentes. “Nestas situações, o cinto tensiona e, posteriormente, solta até 15 centímetros, segurando o condutor se necessário e, depois, facilita sua movimentação”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.