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NOVOS IVECO TECTOR E IVECO EUROCARGO 6X4 FORAM PROJETADOS ESPECIALMENTE PARA O BRASIL

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Mercado de caminhões semipesados 6×4 deve dobrar até 2012
Texto e Imagem: Imprensa Iveco

Os novos Iveco Tector 6×4 e Iveco EuroCargo 6×4 são caminhões especiais dentro da gama Iveco mundial: foram projetados no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG), para a utilização no mercado nacional. De fato, eles são os únicos semipesados 6×4 da Iveco em todo o mundo. “Este é o típico exemplo de como vamos usar nossa engenharia para atender a necessidades específicas do mercado local e assim aumentar nossa participação nas vendas” explicou Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de produto da Iveco Latin America.

Nesse trabalho de criação de um modelo para o Brasil, a Iveco não se contentou apenas com meras adaptações de produto, mas partiu de fato para a inovação. Um exemplo é a utilização, com total exclusividade no mercado, do moderno câmbio Eaton FTS 16108 LL, de 10 marchas, que é a única caixa sincronizada deste segmento. “Ela faz do Iveco Tector um caminhão muito mais fácil de guiar do que os 6×4 da concorrência, um grande fator de competitividade para o operador, pois hoje no mercado existe uma carência de condutores especializados”, diz Mastrobuono. “Além disso, criamos um novo sistema de troca de marchas que tornou ainda mais fácil essa operaç ;ão”.

O Iveco Tector e o Iveco EuroCargo 6×4 nascem dedicados às aplicações vocacionadas para a construção civil, como caçamba basculante e betoneira, além de várias aplicações off-road, como no transporte de minério, ou mesmo como veículos de apoio em operações canavieiras ou madeireiras, com implementos tipo tanque, pipa, guincho e outros.

O mercado brasileiro dos caminhões semipesados 6×4 com capacidade para até 26 toneladas de PBT, é um mercado em expansão. Em 2008 foram vendidos no país 6.700 unidades destes modelos, um aumento de 97% sobre 2007. E embora em 2009 tenha havido uma flexão nas vendas, como em todos os segmentos, as expectativas são animadoras. “Já há um aumento de investimentos em infra-estrutura e logo vamos entrar na fase de preparação para a Copa do Mundo, e esses são fatores que vão impulsionar a demanda por este tipo de caminhão”, explica Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco Latin America. Segundo ele, o mercado de semipesados 6×4 no Brasil pode repetir já em 2010 o resultado de 2008 e praticamente dobrar de tamanho até 2012.

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A Iveco não participava deste segmento, mas pretende ganhar terreno rapidamente. Quer 4% das vendas em 2009 e 8% em 2010. Para isso, vai usar uma dupla estratégia: usando a cabine moderna do Tector para quem precisa de conforto, e a cabine tradicional do EuroCargo, para quem prefere o mais tradicional. “Os modelos mais novos comandam 40% das vendas e os tradicionais 60%”, diz Cavalcanti. “Com o Tector 6×4 e o EuroCargo 6×4 estamos muito bem posicionados para tirar o máximo proveito deste esperado crescimento”, completa.

Os dois modelos são construídos na novíssima unidade de caminhões pesados que a Iveco inaugurou dia 17 de setembro de 2009 em Sete Lagoas (MG).