Texto: Imprensa Volkswagen
O Grupo Volkswagen considera o Brasil como um mercado com oportunidade de crescimento sustentável nos próximos anos, no qual a Volkswagen do Brasil poderá atingir antecipadamente seus objetivos de vendas. Esta análise foi feita nesta quarta-feira, 21, pelo membro do Board do Grupo Volkswagen responsável por Compras e pela América do Sul, Dr. Francisco Javier Garcia Sanz, em visita ao Brasil por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos da fábrica Anchieta.
De acordo com o executivo, o esforço da Volkswagen do Brasil faz parte da estratégia global da marca de se tornar a maior fabricante de veículos do mundo até 2018. A empresa planeja, já a partir de 2014, atingir a comercialização anual de 1 milhão de veículos no mercado brasileiro.
“Nossas vendas no Brasil alcançaram nos últimos anos a terceira posição entre os maiores mercados do grupo, atrás somente da China e Alemanha. Acreditamos na continuação desse desempenho com taxas de crescimento da ordem de 4% a 5% ao ano. Por isso, pensamos em investir continuamente em produtos e capacidade produtiva no País”, afirmou Garcia Sanz.
O desenvolvimento da Volkswagen do Brasil tem sido muito positivo nos últimos 3 anos. As vendas internas da marca registraram um crescimento da ordem de 70% no período – aumentando de 350.500 veículos, em 2005, para 585.000 unidades, em 2008. Apenas entre janeiro e setembro de 2009, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves da Volkswagen avançaram mais de 12% em comparação ao mesmo período de 2008, saltando de 458.454 veículos, no ano passado, para 514.447, em 2009. A expansão é maior do que a média do mercado brasileiro, que no período cresceu 5%.
“A performance positiva foi possível graças aos nossos esforços de realinhamento de objetivos, investimento em processos e lançamento de novos produtos como o Novo Gol e o Voyage, que recolocaram a marca no topo do mercado brasileiro de automóveis”, destacou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. “Agora vamos estimular vendas no segmento de comerciais leves, com a Nova Saveiro, lançada em agosto, e a picape Amarok, que virá no primeiro trimestre do próximo ano. E o consumidor brasileiro pode esperar por outras novidades em 2010”, disse.
De acordo com o Garcia Sanz, o Grupo Volkswagen está confiante que o Brasil segue uma firme trajetória de desenvolvimento sustentável, em razão da estabilidade política e econômica do País. “A reação do governo brasileiro durante a crise foi muito rápida e precisa. A redução do IPI estabilizou o mercado. Esse tipo de ação atrai investimentos”, avaliou.
“Quando o Grupo Volkswagen realiza investimentos, é sempre observada a competitividade de um país e os acordos com os sindicatos são especialmente importantes aqui. É absolutamente necessário compreender que nós precisamos fazer uso de toda a capacidade de nossas fábricas com a finalidade de amortizarmos os caros investimentos que fazemos”, acrescentou Garcia Sanz.
A força de trabalho da Volkswagen do Brasil também cresceu para acompanhar o ritmo deste crescimento. O número de colaboradores aumentou cerca de 15% desde 2006 e chegou a 21.600 em setembro.
A Volkswagen conta com cerca de 600 concessionárias, a maior rede do País, e tem atualmente o maior portfólio de produtos do mercado brasileiro, com 22 modelos de automóveis e comerciais leves disponíveis para o consumidor.