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TRABALHANDO SOB PRESSÃO
Texto: Imprensa Affinia
A manutenção diária dos veículos, como calibrar os pneus, repor a água do radiador e a troca do óleo podem parecer tão banais, só que muitas vezes caem no esquecimento. Entretanto, negligenciar esses processos pode acarretar em algo muito mais sério como, por exemplo, a deficiência de lubrificação dos motores de combustão interna.
Motores de combustão interna são responsáveis por transformar energia térmica em energia mecânica e para isso todo o sistema de lubrificação deve estar em perfeitas condições de funcionamento. Problemas de lubrificação podem acontecer por vários motivos, mas quase sempre não estão relacionados à bomba de óleo, cuja função é captar o lubrificante no reservatório (cárter) e distribuí-lo para o motor.
O acendimento intermitente ou contínuo da luz de óleo no painel de instrumentos com o motor em funcionamento indica que a pressão no sistema não é suficiente. Nesse caso o melhor a fazer é desligar o motor e procurar uma oficina de confiança para que o problema seja identificado. Uma avaliação no estado desses componentes é vital para se chegar a um diagnóstico preciso, já que a pressão do óleo é gerada na válvula de alívio, nas folgas previstas em projeto entre componentes como bronzinas, árvore de manivelas (virabrequim), buchas e comando de válvulas. A atenção deve ser maior com veículos com quilometragem mais elevada, nos quais é normal o desgaste desses componentes.
Para que o motorista evite esse tipo de problema a melhor prevenção é seguir os intervalos de troca de óleo e filtro recomendados pelo fabricante do veículo. Essas informações constam no manual do proprietário, sendo que os intervalos de troca e o tipo de óleo lubrificante podem variar conforme o uso que se faz do veículo, sua marca e modelo.