Elevada potência dos caminhões Mercedes-Benz da Fórmula Truck é destaque em Curitiba
Os caminhões Axor 2044 da Mercedes-Benz estão preparados para a nona etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck 2009, a penúltima do ano, que será realizada no próximo domingo, 15 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná. Os caminhões são pilotados por Wellington Cirino e Geraldo Piquet, da equipe ABF/Mercedes-Benz.
Caracterizado por diversas retas, a maior delas com quase 1 km de extensão, o circuito paranense favorece a performance do Axor 2044, que nas pistas de corrida assegura uma elevada potência, entre 1.250 e 1.300 cv. Com isso, chega a uma velocidade final de até 230 km/h. Este caminhão Mercedes-Benz destaca-se também pelas rápidas saídas de curvas e retomadas.
O excelente desempenho do Axor 2044 na Fórmula Truck é favorecido ainda pela harmonia do trem-de-força (motor, câmbio e eixo), formado integralmente por componentes da própria marca. Em todas as etapas, a equipe ABF/Mercedes-Benz trabalha na adequação do caminhão às características de cada circuito. O motor, por exemplo, recebe atenção especial visando o máximo de potência e torque. Além disso, os engenheiros buscam a relação adequada de eixo para a rotação do motor.
A Mercedes-Benz é a atual campeã de marcas da Fórmula Truck, sendo detentora de dois títulos na competição, em 2006 e 2008, ambos conquistados com o caminhão pesado Axor 2044, modelo que se destaca nas corridas pela força, desempenho, resistência e confiabilidade.
Outras equipes disputam a Fórmula Truck 2009 com caminhões Mercedes-Benz. O Axor 2044 é utilizado pelo piloto Vinicius Ramires, da equipe RRT 2. Vignaldo Fizio, da ABF Competições, e José Cangueiro, da Mercalf Competições, participam da competição com modelos LS 1938. Para estes pilotos, a Mercedes-Benz do Brasil oferece suporte à motorização eletrônica.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.