Referência em multivans desde seu lançamento e com mais de 90% do mercado em seu segmento, o Fiat Doblò torna-se agora, com seu modelo 2010, ainda mais competitivo e atraente. Ele ganha novas versões, traz duas motorizações, um alto nível de equipamentos de série junto com uma excelente relação custo-benefício, e tudo isso envolto em um visual novo, moderno e muito harmonioso.
O Fiat Doblò conquista o consumidor devido ao generoso espaço interno para até sete ocupantes – tornando-o um verdadeiro “family car” – e também para carga (750 litros), conquista ainda pela ampla área envidraçada, pela versatilidade e por sua tecnologia. O novo Fiat Doblò 2010 mantém todos esses predicados em um conjunto funcional e atraente, que oferece conforto para todos e prazer ao dirigir.
A versão Adventure agora tem detalhes ainda mais esportivos, aumentando seu apelo fora-de-estrada. Ela exibe esse novo visual em um pacote completo, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, computador de bordo e rodas de liga-leve. A união da vocação off-road ao conforto é, sem dúvida, um de seus pontos fortes. Isso foi ressaltado com a chegada da versão Adventure Locker (2008), que conta com bloqueio do diferencial. O Fiat Doblò Adventure Locker é a versão top da gama também na linha 2010.
O Fiat Doblò Cargo, outro grande sucesso de vendas, também surge renovado, agora em duas versões. Ele é um veículo versátil, com espaçoso vão de carga – são 3.200 litros de capacidade – e excelente ergonomia. Sua agilidade e economia o tornam ideal para entregas rápidas.
Vale destacar a inclusão do novo motor 1.4 8V Flex de 85 cv de potência (100% gasolina) e 86 cv (100% álcool) na linha Doblò para as versões 1.4, ELX e Cargo. Ele já equipa os modelos da família Palio – inclusive a picape Strada – e o Fiat Punto. Já as versões HLX e Adventure Locker do novo Doblò são equipadas com o motor 1.8 Flex, que está presente também na versão Cargo.
Novas linhas para o Doblò
As linhas do novo Fiat Doblò trazem contornos modernos e harmoniosos e muitas novidades, tanto no exterior quanto no interior.
Na dianteira, o para-choque e a grade cromada são novos. Envolvente, o para-choque, na cor do veículo, traz laterais na cor preta, o que transmite um aspecto de robustez. Acima da tomada de ar, a nova grade chega com o logotipo Fiat no centro. De seus cantos externos partem vincos que se encontram com as novas linhas dos para-lamas, o que resulta em um conjunto muito harmonioso. O conjunto de para-choque e grades remete ao novo “family feeling” dos modelos da Fiat, mas na multivan ele parece mais valente.
Os novos faróis polielípticos têm dupla parábola e conferem excelente iluminação. Seu formato de quadrilátero possui cantos arredondados, e dos externos saem vincos que se juntam aos cantos inferiores do vasto para-brisa.
Todos os elementos da dianteira – para-choque, grades, faróis, vincos – estão dispostos como peças em um jogo geométrico, conferindo grande leveza e harmonia ao conjunto.
Na lateral se destaca a grande área envidraçada, que transmite uma sensação de total liberdade. Tudo parece muito arejado, aberto. Mas a carroceria, bem proporcionada, envolve e protege. Os para-lamas cresceram e os novos frisos dão acabamento aos contornos. Curvas e retas se equilibram, agradando aos olhos.
A traseira ganhou novas lanternas que se destacam no conjunto. Também aumentam a segurança, pois podem ser visualizadas a grande distância. E o para-choque segue o estilo do dianteiro, envolvendo e protegendo.
Na versão Adventure Locker do Fiat Doblò, todo o trabalho estilístico foi feito pelo Centro Estilo Fiat América Latina. A vertente foi fortalecer a vocação aventureira, esportiva e jovial da versão e também colocar a identidade Adventure ainda mais em evidência. O para-choque dianteiro e as novas molduras nas caixas de roda conferem ao veículo um aspecto mais forte e robusto. Nas novas molduras laterais inscrição “Adventure” em baixo relevo. Já os novos retrovisores, na cor do veículo, ganharam indicadores de seta incorporados. E para dar ainda mais sofisticação ao modelo, o estepe recebeu novo recobrimento, com trava antifurto.
Os conjuntos óticos dianteiro e traseiro também mudaram. Os faróis polielípticos de dupla parábola têm máscara negra. Eles conferem um estilo marcante à versão e também possuem grande poder de iluminação. As lanternas traseiras fumês ficaram ainda mais bonitas e seguras.
Internamente o novo Doblò 2010 ganhou muito em acabamento e conforto. Agora todas as colunas são revestidas e os novos painéis de portas, mais envolventes, trazem apóia-braço na traseira, oferecendo mais praticidade ao modelo.
Os quadros de instrumentos também mudaram. Nas versões com motor 1.4, ele mostra todas as funções necessárias (velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e do nível de combustível; e um display digital que exibe as informações do hodômetro, relógio, computador de bordo e My Car Fiat) em um arranjo funcional e intuitivo, facilitando a vida do motorista. Na versão HLX 1.8 o quadro fica mais completo, pois o display digital apresenta ainda o computador de bordo B e informações do rádio, que são acessadas pelo My Car Fiat. Para completar as novidades internas, o veículo ganhou luz de leitura traseira.
No interior do Fiat Doblò Adventure Locker, com tecidos de revestimentos exclusivos, há bússola e inclinômetros transversal e longitudinal — agora instalados na parte dianteira do teto —, e um painel de instrumentos exclusivo, com a inscrição “Adventure” e com serigrafia diferenciada, de aspecto bem aventureiro. Além de todas as informações necessárias, ainda mostra a temperatura externa.
No Fiat Doblò Cargo, o quadro de instrumentos traz as informações essenciais para o condutor. Como o próprio veículo, é funcional e bem concebido.
Três novas cores metálicas complementam o estilo do novo Fiat Doblò para versões de passageiros: Azul Trinidad, Vermelho Magma e Verde Creta.
Uma nova motorização para Doblò
Além da motorização 1.8 Flex, o novo Fiat Doblò ganha o motor Fire 1.4 Flex de 85 cv de potência (gasolina) e 86 cv (álcool), que já equipa a família Palio e o Punto.
Um ponto forte deste novo motor é que com sua evolução ele conseguiu aumentos significativos no torque – 12,4 kgfm a 3.500 rpm abastecido com gasolina e 12,5 kgfm a 3.500 rpm com álcool – e na economia de combustível, tornando-o uma boa opção para o bolso do consumidor. Além disso, ele também reduziu os níveis de emissões de poluentes, fator muito importante para o meio ambiente. O novo motor 1.4 8V Flex equipa as versões 1.4, ELX e Cargo do novo Doblò.
Seis versões para a nova gama do Doblò
O novo Fiat Doblò é oferecido em seis versões, sendo quatro de passageiros – acomodando até sete pessoas – e duas de carga. Com isso, a gama contempla os mais diversos orçamentos e necessidades de uso. Uma das novidades para o modelo 2010 é o sexto banco suplementar de série para as versões ELX, HLX e Adventure Locker, que pode ser rebatido caso se necessite de mais espaço para bagagens. Mas duas coisas todas as versões têm em comum: saem bastante completas de fábrica, oferecendo inigualável relação custo-benefício; e são muito confortáveis. Conheça aqui quais são elas.






O visual está ótimo. O problema é passar depois, com este carro, na inspeção veicular. Acontece que muitos carros da Fiat, especialmente os com motor flex, não estao conseguindo passar na inspeção do kassab mesmo após ter ido nas autorizadas. No meu caso, meu carro foi reprovado na reinspeção dois dias apos voltar da concessionaria (Fiat Amazonas do Tatuapé, que eu desaconselho totalmente), onde me disseram que o carro não tinha problema nenhum…