Citroën acelera crescimento no Brasil
Em visita a Florianópolis, Ivan Segal, diretor geral da Citroën do Brasil, destaca o bom momento da marca no mercado brasileiro e aponta os principais fatores que a levarão a conquistar 3% das vendas de automóveis e comerciais leves em 2010, num mercado que deverá superar 3 milhões de veículos no próximo ano
Texto e Imagem: Imprensa Citroën
Os dois recordes mensais de vendas alcançados pela Citroën em setembro e outubro e uma participação recorde de 2,6% no segmento de automóveis e comerciais leves, são fatores que colocam a marca francesa na nona posição no ranking de vendas da indústria e apontam para um volume total este ano de cerca de 70 mil unidades. Esses são os principais indicadores do crescimento da marca este ano, revelados pelo diretor geral da Citroën do Brasil em encontro informal com jornalistas em Florianópolis, onde esteve para uma palestra no Seminário Internacional de Liderança e Marketing, organizado em comemoração aos 25 anos da ADVB – SC.
Em companhia de Nelson Fütcher Filho e demais executivos do grupo Le Monde, representante da Citroën no Estado de Santa Catarina, Segal indica a redução fiscal do IPI, a queda nas taxas de juros e a ampliação da oferta de crédito como fatores fundamentais para que as vendas da indústria se mantivessem no mesmo nível ou um pouco acima dos volumes registrados no ano passado. “Foram medidas que estimularam o consumidor – disse Segal – com o reforço das agressivas campanhas promocionais desenvolvidas por todas as marcas”.
Séries especiais França-Brasil: grande sucesso
Ivan Segal destacou ainda as campanhas ativas da marca no rádio, TV e mídia impressa, principalmente com o lançamento bem sucedido da série comemorativa França-Brasil do compacto premium C3, que permitiu, em outubro, o emplacamento recorde de 3.757 unidades do modelo e uma participação também recorde de 12,8% no segmento compacto (B Premium Hatch). O C3 é o segundo modelo mais vendido do Brasil neste segmento, com 28.300 unidades acumuladas em 2009. Os modelos C4 Pallas e C4 (Hatch) também ganham destaque na gama Citroën, com 2.240 unidades comercializadas em outubro, elevando o acumulado do ano para 17.800 unidades.
Somente o hatch C4, identificado fortemente junto ao público pela campanha dos robôs (e pela conquista dos títulos do hexacampeonato mundial de pilotos e do pentacampeonato para a Citroën por equipes, já soma este ano cerca de 6.900 unidades, representando cerca de 10% do segmento M1 Hatch. “O filme do robô “transformer” identifica o C4 com características como dinamismo, agilidade e performance – afirma Segal – registrando elevado índice de lembrança, principalmente entre os jovens”.
No segmento de minivans (M1 Breakmono), com ampla liderança da Citroën com 37,9% de participação, o Xsara Picasso registrou 822 unidades no mês passado, seguido pelo C4 Picasso (177) e pelo Grand C4 Picasso (149). “E com a extensão da promoção “França-Brasil” também para o Xsara Picasso – afirma Segal – que passa a contar com bancos em couro grátis, devemos aumentar nossa participação no segmento para patamares acima de 40%”.
Citroën vai em busca dos 3% de participação em 2010
As previsões da marca para 2009 apontam para um mercado interno de automóveis e comerciais leves de cerca de 3 milhões de unidades e a Citroën pretende conquistar 3% desse mercado, com volumes próximos a 90 mil unidades. “Temos muitas novidades para o próximo ano em termos de produto que irão complementar nossa gama e permitir um crescimento superior a 28% em volume”. Outro fator importante citado por Segal é o desenvolvimento da rede de distribuição, que deverá passar das 131 concessionárias atuais para 150 até o final do próximo ano, cobrindo 90% do território nacional.