Iveco

Inspeção Técnica Veicular será tema de comercial em TV

GMA veicula comercial na Rede Globo que alerta sobre a importância da inspeção de segurança

Texto: Imprensa GMA – Grupo de Manutenção Automotiva

A partir do dia 16 novembro até o dia 9 de dezembro, serão veiculadas 16 inserções de comercial de 30 segundos sobre a importância da implantação da Inspeção Técnica Veicular no Brasil, na Rede Globo, na praça de Brasília, durante os intervalos do Jornal Nacional e do Jornal da Globo.

Com texto simples e direto ao ponto, o comercial tem como objetivo chamar a atenção da população e dos parlamentares para um assunto que está esquecido há 12 anos.

Assinado pelo Sindipeças, o comercial fala da importância da inspeção de segurança para salvar vidas, com informações da apresentação do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – realizada durante a audiência pública em 14 de outubro, em Brasília, promovida pela Comissão de Viação e Transporte.

O GMA, que reúne as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP) e lançou, em 2008, o programa Carro 100% / Caminhão 100%, apresentou estudos que mostram os benefícios da inspeção de segurança que pode reduzir em até 34% o número de acidentes, salvando 12 mil vidas ao ano (média de 33 pessoas ao dia), além da economia em gastos com a saúde pública que permitiria aumentar a aplicação de recursos em melhorias de infraestrutura, como aumento de leitos hospitalares e políticas de prevenção de doenças.

A proposta do comercial é sensibilizar as autoridades e políticos sobre o impacto positivo da medida para salvar vidas, assim como já acontece em quase 50 países de todos os continentes com resultados que demonstram a eficácia da medida na redução de acidentes de trânsito.

Japão – 1,77 mortes / 10.000 acidentes
Europa – 2,7 mortes / 10.000 acidentes
Costa Rica – 2,8 mortes / 10.000 acidentes
Brasil – 12,4 mortes / 10.000 acidentes

1 comentário

comments user
Aparecido Oliveira

eu acredito que esta seria uma boa medida, pois é certo o risco que representa os farois azuis não regulamentados, faróis desregulados,amortecedores, freios ruins, pneus carecas, etc. más tomar medidas isoladas não será suficiente para minimizar os acidentes de transito. A imprudência e a violência de motoristas irresponsáveis, na minha opinião supera as estatisticas quando se trata das causas dos acidentes.O problema não está só na máquina, é maior na peça atrás do volante.