Outros
INSTALAÇÃO DE RECICLADORA DE VIDROS NO RIO DE JANEIRO FORTALECE PROJETO DE LOGÍSTICA REVERSA DA AUTOGLASS
A coleta acontece a mais de três mil quilômetros de distância do ponto onde é dado o destino final ao produto
Texto: Imprensa Autoglass
O projeto de logística reversa de vidros automotivos, iniciado em 2005 de forma pioneira no País pela Autoglass, ganha ainda mais força com a instalação de uma recicladora no Rio de Janeiro. A empresa Vidro Limpo é um braço logístico da Massfix Comércio de Sucatas de Vidros, localizada em Guarulhos (SP), que já processa o produto há vários anos e dá a destinação ecologicamente correta para fabricantes de garrafas de cervejas.
Segundo Juliana Schunck da Silva, diretora da Massfix, não há recicladoras legalizadas neste estado e existem diversas empresas atuando no segmento de vidros automotivos, além de atualmente existirem duas fábricas de garrafas de vidro com demanda de atendimento.
Francine Carreira, diretora da Autoglass, diz que a instalação de mais uma unidade recicladora no Brasil é muito importante para a consolidação do projeto de reciclagem de vidro automotivo. “Esta unidade facilitará o trabalho de logística reversa da Autoglass, em função de sua localização. O posicionamento de usinas de reciclagem em grandes centros geradores de resíduos facilita o trabalho”, aponta.
Por ser um material de baixo valor agregado o custo logístico, muitas vezes, dificulta a coleta em longas distâncias. A filial reduzira o custo de recebimento de materiais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, o que elevará o volume de vidros automotivos reciclados. Para Juliana a expectativa é atingir inclusive a região Nordeste, já que o vidro laminado, em especial, vem se tornando um exemplo dentre outros materiais vítreos.
É importante destacar que do total de para-brisas quebrados por ano no Brasil, cerca de 1,5 milhão de peças, estima-se que somente 5% sejam reciclados.