Propulsor prova força da empresa com combustíveis alternativos e soluções que tenham menor impacto sobre o meio ambiente
Texto e Imagem: Imprensa Iveco
A Iveco inovou ao apresentar na FENATRAN 2009 o maior leque de tecnologias alternativas que levam à sustentabilidade, economia e respeito ao meio ambiente. Entre os propulsores mais aguardados pelo mercado estava a versão do Iveco-FPT Cursor 8, totalmente movido a etanol, que está inserido no espaço Próximo Passo da Iveco, o programa de sustentabilidade da marca. O motor Iveco-FPT Cursor 8 E-100, projeto em desenvolvimento pela FPT – Powertrain Technologies, com uso voltado inicialmente para a indústria da cana-de-açúcar, é uma inovação que utiliza o etanol como força motriz para diversas aplicações nesse segmento e que viabiliza a operação de “indústrias verdes”, mostrando-se uma solução viável para diversas formas de transporte que até então operam exclusivamente no ciclo diesel.
De acordo com Franco Ciranni, superintendente da FPT para o Mercosul, o objetivo do desenvolvimento desse motor é ajudar a tornar o ciclo do álcool totalmente carbono neutro. “Quando utilizamos combustíveis fósseis, retiramos o carbono do solo e, ao queimá-lo, o despejamos na atmosfera, aumentando assim o efeito estufa”, afirma.
Somam-se a essas vantagens outras específicas para o setor de cana-de-açúcar. A primeira, e mais clara, é o uso de uma fonte de combustível 100% renovável para neutralizar as emissões de CO2 que são absorvidas pelo cultivo da cana-de-açúcar. A logística do processo produtivo, incluindo transporte e armazenamento de combustível, também é simplificada, uma vez que utilizaria a própria estrutura já existente nas usinas. Tudo isso resulta em um grande ganho ambiental e em sustentabilidade.
Além do fator ambiental, a economia proporcionada pelo uso do Iveco-FPT Cursor 8 E-100 na indústria sucroalcooleira é outra grande vantagem, mesmo considerando que a autonomia de um veículo movido a etanol é 44% da obtida com o movido a diesel. Isso porque o valor a ser pago pelo etanol pelo produtor é menor que o preço médio do diesel vendido a grandes consumidores.
O Iveco-FPT Cursor 8 E-100
O Iveco-FPT Cursor 8 E-100 é um motor turbo intercooler que conta com seis cilindros em linha, com quatro válvulas em cada, gerando potência e torque máximos de 243 kW @ 2.000 rpm e 1.300 Nm @ 1.600 rpm, respectivamente.
O desenvolvimento desse motor implicou um grande desafio: transformar um motor diesel em um propulsor 100% etanol. Isso envolveu a aplicação dos sistemas de ignição e injeção indireta Otto em motores de origem diesel, sendo necessária a modificação do cabeçote para instalação desses sistemas. A FPT realizou, ainda, um trabalho de adequação de componentes para resistir às características químicas do etanol, bem como para efetuar uma calibração específica e conferir durabilidade e confiabilidade ao propulsor.
Todas as modificações garantiram a manutenção do torque original do motor, mesmo com a substituição do combustível. O desempenho do Iveco-FPT Cursor 8 E-100 é equivalente ao da versão GNV. A utilização do ciclo Otto proporciona uma redução considerável do nível de ruído do motor. Foi possível também obter redução de custo em pós-tratamento, com a utilização de catalisador em três vias. Embora ainda estejam sendo realizados testes nesse aspecto, existe a expectativa de redução dos níveis de emissão de NOx e material particulado.