MAUÁ Racing em contagem regressiva para a 6ª edição da Fórmula SAE Brasil
Outros

MAUÁ Racing em contagem regressiva para a 6ª edição da Fórmula SAE Brasil

Competição acontece de 06 a 08 de novembro em Americana (SP)

Texto: Imprensa Instituto Mauá de Tecnologia

Alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia já estão em contagem regressiva e aquecendo os motores para a 6ª edição da Fórmula SAE Brasil – Petrobrás. A competição estudantil promovida pela SAE Brasil já tem data e local marcados: de 06 a 08 de novembro, no campo de provas da Goodyear, em Americana, no interior de São Paulo. Lá, estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia apresentarão seus protótipos de corrida, tipo Fórmula, construídos para obter o máximo nas provas estáticas e nas emocionantes provas de aceleração e enduro. O primeiro colocado na disputa conquista o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE no exterior. A Mauá competirá com a equipe Mauá Racing, que esteve ausente no ano passado, composta por 17 alunos de várias habilitações de engenharia.

Para esta edição da Fórmula SAE Brasil – Petrobrás a equipe da Mauá aposta em um carro simples, mas eficiente. De acordo com o professor-orientador da Mauá Racing, José Roberto Augusto de Campos, estruturalmente o veículo permanece basicamente o mesmo das edições anteriores, porém, o motor de quatro tempos de até 610 cm3 , padrão para todos os competidores, sofreu algumas modificações que vão facilitar o trabalho dos estudantes. “Os alunos fizeram um sistema de suspensão mais simples e, portanto, bem mais fácil de regular. Com certeza esse sistema vai responder bem em todas as provas da competição”, confia o orientador.

Integrante da Mauá Racing desde 2006, o atual capitão da equipe, engenheiro Willian Kurilov de Moraes, aluno da Pós-graduação em Engenharia Automotiva da Mauá, explica que o carro apresenta também melhorias no sistema de direção, que, em conjunto com as da suspensão, resultaram em uma melhor resposta na pista. “Procuramos trazer o carro para dentro das novas regras da competição e, para isso, fizemos também algumas alterações no chassi, visando melhorar a integridade estrutural e as respostas rotacionais do carro”, esclarece. Segundo ele, os sistemas do freio e da embreagem, foram mudados para evitar a repetição de erros da última participação da Mauá na competição.

Mesmo após um ano longe das pistas, tanto alunos quanto o professor-orientador estão confiantes. “O carro está com rendimento muito bom. Com certeza vamos realizar todas as provas estáticas e dinâmicas e alcançar uma ótima colocação”, afirma Willian. Já para o orientador José Roberto Augusto de Campos, o melhor é poder voltar para a competição com uma equipe altamente motivada. “Esperamos voltar com tudo, mas o principal desafio da Mauá Racing será o de superar os erros cometidos na prova de 2007”, afirma.

Deixe um comentário