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PRESIDENTE LULA SIMBOLICAMENTE LIGA O IVECO DAILY ELÉTRICO, O PRIMEIRO CAMINHÃO ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA

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Modelo movido a energia 100% limpa e renovável, apresentado pela primeira vez ao grande público chama a atenção do Presidente Lula
Texto e Imagem: Imprensa Iveco

O presidente Lula ligou na última quinta-feira (30/10) simbolicamente o primeiro caminhão elétrico da América Latina, o Iveco Daily 55C/E, a uma fonte de energia, durante a Fenatran 2009, Feira Internacional do Transporte, ao lado do presidente da empresa Marco Mazzu. O Daily Elétrico é o primeiro veículo de carga movido a energia 100% limpa, renovável e foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional. Seu motor é 100% silencioso e não polui, o que o tornará um importante aliado para diminuir as emissões de gases poluentes numa cidade, por exemplo, como São Paulo, pois o veículo atua na categoria de distribuições rápidas e entregas, que cresceu muito após as restrições a circulações de caminhões na capital.

Dentro de apenas dois anos, o produto já estará disponível ao mercado.
Numa ação com a mesma simbologia, Felipe Massa, piloto da equipe Ferrari na Fórmula 1 e garoto propaganda da Iveco há dois anos, e Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, também ligaram o veículo, na última segunda-feira (26/10).
Com a exposição ao grande público e a potenciais clientes, o Daily Elétrico já está despertando o interesse de diversas empresas do Brasil e da América do Sul. Um segundo protótipo está previsto para o início de 2010.

O Daily Elétrico pode ser carregado numa tomada comum, sendo equipado com três baterias Zebra Z5 – 100% recicláveis e sem efeito memória –, que garantem uma autonomia de 100 km. O modelo também utiliza a tecnologia KERS, a mesma usada por algumas equipes da Fórmula 1.
Além do Daily Elétrico, a Iveco apresenta ao público outras soluções ligadas à sustentabilidade que estarão disponíveis em breve nos veículos da marca. São elas: motor híbrido (diesel-elétrico), motor à etanol, motor GNV, Biodiesel B30, Euro 5, todos aplicáveis a caminhões.
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