No início de setembro passado, a Dayco Power Transmission colocou no mercado de reposição sua polia damper para alguns veículos GM e Fiat – produto já fornecido como equipamento original (OEM) para estas montadoras. Trata-se da polia dianteira do eixo de manivela do motor e que absorve suas vibrações.
Entre os aplicadores, a polia damper recebeu muitas designações, como: compensador harmônico, balanceador harmônico, polia amortecedora da árvore de manivela, amortecedor do eixo de manivelas, amortecedor torcional ou, ainda, amortecedor de vibrações, entre outras.
Simplificando sua definição, a polia damper é um dispositivo fixado na extremidade da árvore de manivelas do motor, com a finalidade de reduzir sua vibração torcional. Isto porque, toda a vez que os cilindros entram em combustão, o torque é transmitido para a árvore de manivela.
Em conseqüência desta ação, a árvore de manivela sofre torção e, quando de sua liberação, advêm as vibrações. Em determinadas rotações do motor, os torques transmitidos pelos pistões ocupam as mesmas freqüências da árvore de manivelas, o que resulta num fenômeno conhecido por ressonância.
Continuada, esta ressonância causará a quebra da árvore de manivelas. Como prevenção a tal vibração, a polia damper (composta por uma massa e um elemento de dissipação de energia) é fixada na parte anterior da árvore.
A citada massa resiste à aceleração da vibração, enquanto o elemento dissipador de energia (borracha, embreagem ou fluido) absorve as vibrações. O elemento de dissipação de energia pode deteriorar-se com o tempo de uso, exposição ao óleo ou produtos químicos. E, se não for substituído, causará trincas e até a quebra da árvore de manivelas.
Também a energia transferida do pistão à árvore de manivelas pode resultar em mais de 2 graus de torção, o que irá interferir em todos os componentes do motor que exigem tempo sincronizado de giro para a abertura de válvulas, enquadramento de comando, ponto de ignição e outros.
Texto: Imprensa Dayco Power Transmission
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