Outros
São Paulo recebe Indy em 2010
Tony Kanaan é um dos brasileiros da Indy
Prova será realizada em março e abrirá a temporada
Texto: Edmur Hashitani
A Prefeitura de São Paulo confirmou, na última quarta-feira, que a cidade receberá a abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy, com local ainda a ser definido. No entanto, o comunicado apontou para um circuito de rua. Horas depois, a própria categoria ratificou a informação. A prova brasileira será, sim, em São Paulo.
Desde que o calendário foi anunciado, há alguns meses, com uma etapa no Brasil, muita especulação rondou a categoria. Salvador, Ribeirão Preto, Campinas e principalmente Rio de Janeiro, foram cotadas como possíveis sedes para o GP brasileiro.
O prefeito fluminense, Eduardo Paes, chegou a anunciar que a corrida seria disputada em sua cidade. Chegou a vazar um texto no site da Indy, confirmando a informação. Mas a página sumiu e ninguém mais se pronunciou até esta semana.
Atente que São Paulo não havia sido citada entre as candidatas. Principalmente porque quando se fala em automobilismo na cidade, se fala em Interlagos. E como o autódromo já recebe a Fórmula 1, teria que receber o aval da FIA para abrigar também a Indy, o que é praticamente impossível.
Ninguém cogitou muito seriamente a ideia de se ter um circuito de rua na capital paulista. Por suas condições de tráfego, estrutura, uma prova deste porte certamente traria prejuízos à rotina da cidade. Mas, por fim, decidiu-se que assim que será.
Temo que um circuito planejado às pressas – tendo em vista que faltam apenas quatro meses para a realização da prova – gere um risco grande de a etapa ser um fiasco. Mas este é um temor pequeno, não sou um apocalíptico e confesso que gostei da escolha.
Tenho certeza que quem ficar responsável pela escolha do trajeto será competente o suficiente para considerar todas as variantes para fazer um evento da altura de São Paulo. Afinal de contas, é a imagem da cidade que será levada ao exterior.
Mas, voltando ao lado esportivo. Será uma boa oportunidade para o público começar a gostar um pouco mais da Indy. Porque não temos, no país, um público de automobilismo, mas sim um público de Fórmula 1. É só comparar as audiências da F1 com Indy ou Stock, por exemplo.
Será a oportunidade de ver de perto pilotos brasileiros como Tony Kanaan, campeão da categoria em 2005, Hélio Castroneves, tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Vitor Meira, Mario Moraes, Raphael Matos e possivelmente Bia Figueiredo, além da piloto-popstar Danica Patrick. Também existe a possibilidade de uma equipe brasileira estar presente, a De Ferran Motorsports, do campeão Gil de Ferran.
Agora resta torcer para que, depois de tanto tempo de indecisão sobre o palco da prova brasileira, todos façam sua parte e que São Paulo possa proporcionar um belo espetáculo e faça a Indy querer continuar voltando à cidade.
GT3 Brasil
A última etapa do GT3 Brasil será realizada neste fim de semana, no autódromo de Interlagos. Uma excelente oportunidade para ver máquinas como Ferraris, Corvettes e Lamborghinis, dentre outras, disputando curvas como o S do Senna. Depois da prova ainda haverá shows do cantor Paulo Ricardo e do rapper Ja Rule. Informações sobre ingressos podem ser obtidas no site www.portaldoingresso.com.br
You must be logged in to post a comment Login