Connect with us

Outros

Sem burocracia para estrangeiros

Published

on

Promessa de fim da juramentação da Carteira Nacional de Habilitação deixa locadoras de carros entusiasmadas
Texto: Anne Morais

Com a recomendação para o término de exigência da tradução juramentada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as locadoras de todo o Brasil estão com boas expectativas para a próxima década. A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) conseguiu uma moção oficial da 12ª Câmara Interamericana de Transportes (CIT), solicitando que termine em território brasileiro a exigência da tradução juramentada da CNH para os estrangeiros que necessitam alugar um veículo no Brasil.

A moção, que é como se fosse uma pré-lei, será encaminhada aos órgãos competentes e pode se formalizar. Segundo o diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, se tudo for acertado, será bem mais prático para os estrangeiros alugarem um carro no Brasil e isso só tende a melhorar a indústria de aluguel de carros. “O Brasil vem se tornando um país muito receptivo para os turistas estrangeiros e é mais uma comodidade para quem vem para cá”, afirma.

De acordo com a ABLA, os países consultados pela Câmara Interamericana de Transportes foram unânimes em solicitar o fim do impedimento, que ainda vigora no Brasil. A torcida é para que toda a burocracia que existe hoje para um estrangeiro alugar um carro em território brasileiro acabe logo.

Advertisement

O cenário turístico futuro também irá se beneficiar muito se a resolução se confirmar, principalmente em razão dos eventos internacionais dos próximos anos. Segundo o Ministério do Turismo, espera-se cerca de 500 mil turistas na Copa do Mundo em 2014, e a preparação para as Olimpíadas Rio 2016 também irá movimentar o país, garantindo lucros para as locadoras e todo o setor turístico.

Raimundo explica que o mercado turístico no país é muito promissor e os clientes da Rede Yes Aluguel de Carros só tem a ganhar com isso. “Com a expansão do turismo estrangeiro no Brasil e a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas, vamos receber cada vez mais estrangeiros que vêem no aluguel de carros uma facilidade para se locomover no país. O fim desta exigência vai ajudar muito o setor”, garante o diretor.