Iveco

Temporada 2009 da Mitsubishi Cup se encerra de maneira emocionante em Jaguariúna (SP)

Campeão categoria Pajero TR4
Segundos definem os campeões das categorias TR4 R e L200 RS
Texto: Thomáz Molina
Foto: Tom Papp

Uma decisão emocionante definiu o título da Mitsubishi Cup, na cidade paulista de Jaguariúna, neste sábado, 21 de novembro. A chuva da noite anterior deixou a pista de mais de 29 quilômetros bastante técnica. “O piso está liso, o que dá mais emoção aos pilotos e navegadores”, explica o piloto Leandro Torres, da categoria L200 RS.

Apenas 3 segundos fizeram com que a dupla de Lages (SC) Sérgio Gugelmin e Ivo Mayer superasse os conterrâneos de São Bento do Sul, Willians Dums e Jorge Peters na categoria TR 4 R. As duas equipes estavam rigorosamente empatadas até a última volta, quando Gugelmin fez o tempo de 21 minutos e 30 segundos, enquanto Dums cravou 21 minutos e 33 segundos. Com isso, a dupla de Lages conseguiu ficar um ponto à frente do concorrente na etapa e na classificação geral. “O final foi eletrizante, mas controlamos o nervosismo e conseguimos andar bem”, avalia o navegador Ivo Mayer.

Já o piloto Sérgio Gugelmin ressalta o trabalho da equipe. “Eles foram sensacionais, tínhamos diversas duplas em busca do título e os mecânicos se mantiveram imparciais, transparentes e, acima de tudo, muito competentes”.

Os vice-campeões Willians Dums e Jorge Peters demonstraram muito espírito esportivo, apesar da derrota. “O campeonato ficou em ótimas mãos. Sérgio e Ivo são uma grande dupla e chegaram ao titulo por merecimento”, explica o navegador Jorge.

Decisão dramática também na categoria L200 RS. O gaúcho Augusto Fiegerlewski conseguiu o bicampeonato da Mitsubishi Cup ao vencer a etapa de Jaguariúna, dessa vez ao lado do navegador Rafael Capoani, que explica: “Nosso segredo foi ter entrado na final como caçadores, já que estávamos em segundo lugar na classificação geral. Então fomos sem pressão e conseguimos duas vitórias em três provas”.

O piloto Augusto Fiegerlewski destaca o equilíbrio entre os competidores. “Esse ano foi muito difícil, o nível está cada vez mais alto. Conseguimos o título por apenas um ponto e na última prova”.

O vice-campeonato na temporada ficou com os catarinenses Juliano Diener e Vítor Müench. O piloto Diener lamentou o resultado, mas o considerou justo. “Hoje não demos sorte e o campeonato também se decide na sorte. O Augusto teve um grande dia e mereceu a conquista”.

Na etapa, o segundo lugar ficou com os mineiros Angelo Guazzelli e Carlos Brites. O piloto Guazzelli qualificou o campeonato como o mais equilibrado em que já participou. “A temporada foi excelente, o nível foi muito alto e nós fizemos um trabalho bem legal e fomos premiados com esse resultado aqui em Jaguariúna”.

O equilíbrio também deu o tom na categoria L200 Triton RS, que debutou na edição 2009 da Mitsubishi Cup, onde a dupla de São Paulo Reinaldo Varela e Marcos Macedo se sagrou campeã da etapa. O piloto Reinaldo Varela apenas lamentou os problemas tidos no início da temporada. “Pena que não conseguimos ir bem de início, mas pelo que passamos este ano, o quinto lugar no geral está ótimo. Hoje foi muito equilibrado, terminei empatado na pontuação com o Christian Baumgart, mas ganhei a etapa por ter feito a volta mais rápida”.

Os também paulistas Christian Baumgart e Beco Andreoti garantiram o título de campeões do ano na categoria L200 Triton RS com o segundo lugar na etapa de Jaguariúna. O piloto Christian afirma que a regularidade foi fundamental. “Nossa temporada foi espetacular, conseguimos o pódio em todas as etapas. Estou muito feliz com o resultado”. Já o navegador Beco Andreoti lembra que o entrosamento da dupla também é parte do resultado obtido. “Corremos juntos há nove anos, nos conhecemos muito bem”.

O vice-campeonato da temporada foi para a dupla goiana Marcos Cassol e Rodrigo Mello. O piloto Marcos ressalta a dificuldade da categoria L200 Triton RS: “São todos pilotos muito competitivos, não é fácil conseguir um resultado deste num campeonato com tanta gente boa”.

No total, a Mitsubishi Cup Sudeste distribuiu durante o ano R$ 400.000,00 em dinheiro , troféus e prêmios especiais em cada etapa.

Os competidores da Mitsubishi Cup se reuniram nesta etapa e organizaram uma ação social, na qual arrecadaram cerca de uma tonelada e meia de alimentos, além de brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal, que foram doados à Casa da Sopa, instituição de caridade de Campinas.

A Mitsubishi Cup Sudeste é patrocinada por Itaú-Unibanco, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Transzero, Daslu Homem, Ituran, Mira Transporte e Artfix.