Connect with us

Outros

Meninos de 6 e 10 anos vão acelerar dragsters no Festival Brasileiro de Arrancada

Published

on

Nicolas Degreas quer percorrer o trajeto de 201 metros em 8s e atingir a velocidade final de 160 km/h
Texto e Foto: Thiago Augusto

Os meninos Daniel Scarazzatto, 6 anos, e Nicolas Degreas, 10 anos, vão acelerar dragsters jr. durante o 16o Festival Brasileiro de Arrancada (considerado o maior evento do segmento da América Latina), que acontece de 10 a 13 de dezembro, no Autódromo de Curitiba, em Pinhais.

Nicolas já é mais experiente e atual recordista da categoria percorrendo 201 metros em 8s634 com velocidade final de 120 km/h. “Agora ele quer percorrer o trecho em 8s e chegar a 160 km/h”, conta o pai, Cesar Degreas, que também é piloto de dragster e vai participar da competição. Segundo ele, seu filho começou no Kart e ele o “incentivou” a acelerar na arrancada. “Ele queria andar de Kart, ai eu falei que tudo bem, mas ele também teria que acelerar um dragster que é a minha paixão. Ele topou e já acelerou seis vezes” diz Cesar.

Já Daniel vai acelerar pela segunda vez um dragster jr. “Ele só acelerou uma vez em Piracicaba e agora vai para Curitiba. Eu que o incentivei pois tenho oficina e sou apaixonado por velocidade. Estou montando um dragster para mim, mas o dele foi a prioridade”, conta Daniel, que tem o mesmo nome do filho.

Advertisement

Os dragsters jr. contam com motores de 13hp, tem 4 metros de comprimento e contam com auxílio de pará-quedas para frear. O bólido e os pilotos contam com toda segurança: cinto de segurança cinco pontas, macacão, pescoceira, luvas e botas de corrida. Os dragsters jr aceleram em 201 metros, mas a competição de arrancada acontece em 402 metros. Em junho, a menina Isabela Porte, 12 anos, também acelerou um dragster jr., em Curitiba, percorrendo o trecho em 9s com velocidade superior a 100km/h.

Além de Daniel e Nicolas que farão uma demonstração para o público de 60 mil pessoas que deve prestigiar a competição, outros 350 pilotos divididos em 23 categorias participam do 16o Festival Brasileiro, no Autódromo de Curitiba. “Teremos 15 dragsters na reta de 402 metros e várias carros preparados que prometem um show de velocidade para o público”, diz Eduardo Pereira, diretor da Força Livre Motorsport, que organiza o evento.

Advertisement