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Michelin lança serviço exclusivo Refill em Salvador

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Texto: Imprensa Michelin

A Bahia, que possui 4% da frota nacional de veículos de carga, totalizando mais de 79 mil caminhões e ônibus, acaba de ganhar uma importante inovação no mercado de pneus de carga, que resulta em economia no custo por quilômetro rodado para o cliente e maior vantagem competitiva no mercado de transportes. Trata-se do Refill, um serviço exclusivo da fabricante de pneus Michelin que vem revolucionando o setor.

O Refill é voltado aos pneus Michelin com Tecnologias de Durabilidade Michelin em suas carcaças, que englobam: Banda de Rodagem Michelin + Processo Michelin + Sistema de Qualidade Michelin, apoiado pela Garantia Refill.

Esse conjunto proporciona um rendimento quilométrico superior a 40% na vida total do pneu, se comparado à atual oferta do mercado, e faz o pneu usado Michelin ficar novo de novo, permitindo o máximo aproveitamento de sua vida útil.

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« Líder na fabricação de pneus para os segmentos de caminhões e ônibus, a Michelin é o único fabricante a oferecer aos clientes o ‘refil’ do pneu. Uma solução exclusiva e durável. E apoiada pela Garantia Refill, que assegura ao cliente a qualidade do serviço Refill na carcaça Michelin », destaca Luiz Carlos Thiebaut, Gerente Setorial de Vendas para pneus de ônibus e caminhões.

A nova planta Refill em Salvador atenderá todo o mercado da região metropolitana. A escolha da revenda União Bahia – Salvador pela Michelin foi motivada pela alta qualidade dos serviços realizados.

« Para que os benefícios da recapagem possam ser notados e todo o potencial do pneu possa ser aproveitado, porém, é preciso que a carcaça suporte a reforma e que o serviço seja feito por profissionais comprometidos com a qualidade, proporcionando mais economia e segurança ao transportador », explica o gerente.

No Brasil, a recapagem é realizada em mais de 80% dos pneus de carga vendidos. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualimétrica a pedido da Michelin com transportadoras e autônomos, o pneu recapado é uma opção incorporada na cultura de mercado e tem um peso importante sobre o custo total de uma frota, assim como a carcaça, que faz parte do ativo das empresas e é encarada como bem de valor.

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Lançado em 2007, inicialmente no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o Refill já representa 15% da produção de uma planta de serviço de recapagem. Depois, o Refill também foi disponibilizado em Porto Alegre e Vitória. Grandes frotas, como Grupo 1001, Rio Ita e Costa Verde, do Rio de Janeiro; Transportes Luft, Della Volpe e Grupo Transultra, de São Paulo; e Vito e Megaforte, de Minas Gerais, e Dalla Valle Transportes do Rio Grande do Sul utilizam o serviço.

Com o Refill, depois da primeira vida, a carcaça Michelin é submetida a uma espécie de teste para validação de sua condição e recebe uma nova banda de rodagem. No processo, os grandes diferenciais estão nas máquinas utilizadas:

• EPD – Electronic Perforation Detector: sistema eletrônico de identificação de microfuros, furos e danos no interior do pneu imperceptíveis a olho nu (ganho em média de 20% na qualidade da detecção);

• CCA – Computer Controlled Application: aplicação automatizada da goma de ligação, por extrusão, garantindo adequadamente o preenchimento das escariações e a uniformidade desta interface em toda a superfície da carcaça Michelin. Nesta operação eliminamos as possíveis bolhas de ar entre as rugosidades provocadas durante a raspagem. Sobre esta base, aplicamos automaticamente, de forma tensionada e centrada, a banda de rodagem, garantindo a perfeita adesão à carcaça Michelin. A grande vantagem deste processo é a garantia da integridade da carcaça Michelin para a rodagem.

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Para reforçar a qualidade do serviço Refill, a Michelin também introduziu um Sistema de Informação que possibilita o acompanhamento do pneu durante a sua vida útil. Ao rastrear o produto, o sistema permite o acompanhamento individual das carcaças em todas as etapas do processo Refill, o registro e o controle da garantia.

Tecnologias de Durabilidade Michelin
Para que todos os benefícios do Refill sejam aproveitados, é imprescindível que a carcaça conte com “Tecnologias de Durabilidade Michelin”, inovações tecnológicas que tornaram a carcaça radial do pneu sem câmara mais robusta, segura, resistente e durável.

« O Refill é a continuidade de um processo que vem sendo desenvolvido há quatro anos. Primeiro, reforçamos as carcaças dos pneus. Depois, inovamos mais uma vez ao oferecer ao mercado uma solução que vai ao encontro da estratégia da Michelin em aprimorar continuamente seus produtos e serviços », completa Thiebaut.

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