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PRO TESTE faz Peugeot mudar publicidade
A PRO TESTE Associação de Consumidores obteve vitória, hoje dia 16 de dezembro, no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em recurso para alteração da publicidade enganosa do carro da linha Peugeot 207, veiculada no site da montadora, por induzir o consumidor a erro.
A decisão da câmara especial de recursos do Conar favorável à PRO TESTE foi por unanimidade ao julgar recurso da Peugeot, por isso não cabe recurso. A publicidade tem que ser alterada no site da montadora para tirar a informação de “taxa de juros de 0%.”
As análises das condições das ofertas foram feitas em relação a quatro montadoras que ofereciam financiamento: Ford, Citroen, Renault e Peugeot. Na Citroen e Ford as informações referentes ao financiamento, bem como o CET, apareciam em nota de rodapé, em letras minúsculas e de difícil leitura. Já no site das montadoras Renault e Peugeot para conseguir estas informações era preciso entrar em uma outra página após ter visto o anúncio de 0% de juros.
A divulgação da taxa de juros ou do valor da parcela é insuficiente para decidir qual a melhor compra, pois omite outros custos, podendo induzir o consumidor ao erro. Muitas vezes, uma taxa de juros aparentemente mais baixa, se soma a cobranças paralelas, que encarecem o crédito. Deve-se levar em conta o Custo Efetivo Total (CET) e não a taxa de juros, pois com ele o consumidor pode, efetivamente saber o quanto desembolsará na compra parcelada.
A pesquisa foi feita com as seguintes montadoras: Chevrolet, Citröen, Fiat, Ford, Honda, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen.A propaganda de “zero de juros” foi encontrada nos seguinte modelos : C4 Pallas Flex, Grand C4 Picasso, Xsara Picasso (Citröen) e Peugeot 207 (Peugeot).
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