Connect with us

Outros

Rally dos Amigos 2009 terá 11 categorias em disputa

Published

on

Com 206 veículos confirmados, 12ª edição da prova reunirá principais modalidades entre carros, caminhões, motocicletas e quadriciclos
Texto: Imprensa Rally dos Amigos

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a cidade de Itatinga (a 221 km da capital paulista) receberá a 12ª edição do Rally dos Amigos, prova válida também como a 14ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões e 7ª para motos e quadris.

A competição é aberta para carros fora-de-estrada, utilitários, caminhões e protótipos, com tração em duas ou quatro rodas, de todas as marcas.

Advertisement
Organizado pela Dunas Race – empresa responsável também pelo Rally dos Sertões, entre outros eventos -, o Rally dos Amigos é uma prova do tipo cross-country de velocidade, disputada em uma única etapa, em circuito fechado. O itinerário é especificado na forma de planilha para carros e caminhões e com percurso demarcado para motos e quadriciclos.

Este ano, o 12º Rally dos Amigos terá um percurso total de 186 km, sendo 18 km de deslocamento inicial (DI), 162 km de teste especial (TE) e 6,5 km de deslocamento final (DF). Ao longo do trajeto serão montados três pontos de reabastecimento, exclusivo para motos e quadris, sendo um emergencial, no km 31, e os oficiais no km 75 e no km 125. Para os caminhões haverá limitação de velocidade a 150 km/h durante a especial.

Ao todo, estão confirmadas as inscrições de 206 veículos: 50 carros, dois caminhões, 139 motocicletas e 17 quadriciclos – totalizando 262 competidores – divididos em 11 categorias. Saiba quais são as especificações básicas de cada uma delas, de acordo com os regulamentos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e de Motociclismo (CBM):

CARROS

Advertisement
Categoria Production T2: veículos nacionais e importados regularmente comercializados no Brasil (picapes, utilitários e utilitários esportivos), com o mínimo de mil unidades produzidas, adaptados ao uso em competições ou rallys.

Categoria Superproduction: veículos nacionais e importados comercializados regularmente no Brasil, derivados da categoria Production T2, com tração 4×4, motor original sem qualquer preparação interna.

Protótipos T1: veículos que não se enquadram em nenhuma das outras categorias, com preparações livres de motor e turbocompressor.

CAMINHÕES

Advertisement
Veículos classificados como caminhões (independente do país de origem), com peso acima de 3.500kg, tração em pelo menos dois eixos, movidos a óleo diesel.

MOTOS

Rally Brasil – Motos dos tipos Trail e Enduro com até 450 cm³, de 2 e 4 tempos, produzidas no Brasil, com preparo livre.

Rally Production – Motocicletas de Trail com até 450 cm³, de 2 e 4 tempos, seguindo as normas FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Advertisement

Rally Sport – Motocicletas de Enduro e Rally com até 380 cm³, de 2 tempos, ou com até 700 cm³, de 4 tempos.

Rally Super Production – Motocicletas de Enduro, Cross, Rally e Protótipos, com motorização a partir de 125 cm³, com preparação livre e sistema de iluminação obrigatório.

Quadris 450 cm³ – Quadriciclos com motorização de até 450 cm³, preparação livre, tração 4×2 ou 4×4, sistema de iluminação próprio..

Quadris Extreme – Quadriciclos com motorização de até 1.300 cm³, preparação livre, tração 4×2 ou 4×4, sistema de iluminação próprio.

Advertisement

Cross – Categoria extracampeonato destinada a motos e quadris que não se enquadram nas categorias acima, como protótipos ou motos usadas em competição de motocross.

Advertisement