FPT
Connect with us

Outros

Rally dos Amigos 2009 terá 11 categorias em disputa

Published

on

Com 206 veículos confirmados, 12ª edição da prova reunirá principais modalidades entre carros, caminhões, motocicletas e quadriciclos
Texto: Imprensa Rally dos Amigos

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a cidade de Itatinga (a 221 km da capital paulista) receberá a 12ª edição do Rally dos Amigos, prova válida também como a 14ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões e 7ª para motos e quadris.

A competição é aberta para carros fora-de-estrada, utilitários, caminhões e protótipos, com tração em duas ou quatro rodas, de todas as marcas.

Advertisement

Organizado pela Dunas Race – empresa responsável também pelo Rally dos Sertões, entre outros eventos -, o Rally dos Amigos é uma prova do tipo cross-country de velocidade, disputada em uma única etapa, em circuito fechado. O itinerário é especificado na forma de planilha para carros e caminhões e com percurso demarcado para motos e quadriciclos.

Este ano, o 12º Rally dos Amigos terá um percurso total de 186 km, sendo 18 km de deslocamento inicial (DI), 162 km de teste especial (TE) e 6,5 km de deslocamento final (DF). Ao longo do trajeto serão montados três pontos de reabastecimento, exclusivo para motos e quadris, sendo um emergencial, no km 31, e os oficiais no km 75 e no km 125. Para os caminhões haverá limitação de velocidade a 150 km/h durante a especial.

Advertisement

Ao todo, estão confirmadas as inscrições de 206 veículos: 50 carros, dois caminhões, 139 motocicletas e 17 quadriciclos – totalizando 262 competidores – divididos em 11 categorias. Saiba quais são as especificações básicas de cada uma delas, de acordo com os regulamentos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e de Motociclismo (CBM):

CARROS

Categoria Production T2: veículos nacionais e importados regularmente comercializados no Brasil (picapes, utilitários e utilitários esportivos), com o mínimo de mil unidades produzidas, adaptados ao uso em competições ou rallys.
Advertisement

Categoria Superproduction: veículos nacionais e importados comercializados regularmente no Brasil, derivados da categoria Production T2, com tração 4×4, motor original sem qualquer preparação interna.

Protótipos T1: veículos que não se enquadram em nenhuma das outras categorias, com preparações livres de motor e turbocompressor.

CAMINHÕES

Advertisement
Veículos classificados como caminhões (independente do país de origem), com peso acima de 3.500kg, tração em pelo menos dois eixos, movidos a óleo diesel.

MOTOS

Rally Brasil – Motos dos tipos Trail e Enduro com até 450 cm³, de 2 e 4 tempos, produzidas no Brasil, com preparo livre.
Advertisement

Rally Production – Motocicletas de Trail com até 450 cm³, de 2 e 4 tempos, seguindo as normas FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Rally Sport – Motocicletas de Enduro e Rally com até 380 cm³, de 2 tempos, ou com até 700 cm³, de 4 tempos.

Rally Super Production – Motocicletas de Enduro, Cross, Rally e Protótipos, com motorização a partir de 125 cm³, com preparação livre e sistema de iluminação obrigatório.

Advertisement

Quadris 450 cm³ – Quadriciclos com motorização de até 450 cm³, preparação livre, tração 4×2 ou 4×4, sistema de iluminação próprio..

Quadris Extreme – Quadriciclos com motorização de até 1.300 cm³, preparação livre, tração 4×2 ou 4×4, sistema de iluminação próprio.

Cross – Categoria extracampeonato destinada a motos e quadris que não se enquadram nas categorias acima, como protótipos ou motos usadas em competição de motocross.

Advertisement
Advertisement