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Turbo BorgWarner R2S na Amarok, a picape média da VW

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Texto e Foto: Imprensa BorgWarner

A Volkswagen passará a comercializar, neste início de 2010, o seu primeiro lançamento de picapes médias no Brasil: a VW Amarok. O novo veículo disputará mercado principalmente com as picapes japonesas. Para isso é dotado de moderno motor diesel 2.0 com turbocompressor R2S da BorgWarner.

A primeira versão da Amarok (capacidade de 1.150 kg de carga) será apresentada com cabine dupla, quatro portas, tração integral (opcional), câmbio de 6 marchas, injeção common-rail com dois turbos em série, motor de 4 cilindros, 2000 cm³ de cilindrada, 163 cv e torque de 400 Nm. O motor de 122 cv, da segunda versão da Amarok, só chega no segundo semestre de 2010.

Equipada com a mais moderna geração de motores turbodiesel da Volkswagen (TDI), a Amarok, no segmento de picapes médias, certamente será uma das menos poluentes e uma das mais econômicas. Nestes dois fatores de suma importância a ação do turbocompressor é essencial.

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Este turbo de dois estágios R2S utilizado pela montadora na linha de produção da Amarok 2.0, é produzido na Europa. Na realidade são dois turbos montados em série que operam em conjunto: um estágio de alta pressão o turbo KP35 e outro de baixa pressão com o K04.

É este sistema que permite, por exemplo, o elevado torque de 400 Nm a 2.000 rpm. O conjunto R2S ainda possui duas válvulas “wastegate” para controlar os fluxos dos gases. Já as carcaças das turbinas são integradas no coletor de escapamento.

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