Outros
Turbo BorgWarner R2S na Amarok, a picape média da VW
A Volkswagen passará a comercializar, neste início de 2010, o seu primeiro lançamento de picapes médias no Brasil: a VW Amarok. O novo veículo disputará mercado principalmente com as picapes japonesas. Para isso é dotado de moderno motor diesel 2.0 com turbocompressor R2S da BorgWarner.
A primeira versão da Amarok (capacidade de 1.150 kg de carga) será apresentada com cabine dupla, quatro portas, tração integral (opcional), câmbio de 6 marchas, injeção common-rail com dois turbos em série, motor de 4 cilindros, 2000 cm³ de cilindrada, 163 cv e torque de 400 Nm. O motor de 122 cv, da segunda versão da Amarok, só chega no segundo semestre de 2010.
Equipada com a mais moderna geração de motores turbodiesel da Volkswagen (TDI), a Amarok, no segmento de picapes médias, certamente será uma das menos poluentes e uma das mais econômicas. Nestes dois fatores de suma importância a ação do turbocompressor é essencial.
Este turbo de dois estágios R2S utilizado pela montadora na linha de produção da Amarok 2.0, é produzido na Europa. Na realidade são dois turbos montados em série que operam em conjunto: um estágio de alta pressão o turbo KP35 e outro de baixa pressão com o K04.
É este sistema que permite, por exemplo, o elevado torque de 400 Nm a 2.000 rpm. O conjunto R2S ainda possui duas válvulas “wastegate” para controlar os fluxos dos gases. Já as carcaças das turbinas são integradas no coletor de escapamento.
You must be logged in to post a comment Login