Outros
Yamaha já comercializa os modelos de até 125 cc com isenção do Cofins
A Yamaha, desde 18 de dezembro, comercializa as suas motocicletas com o benefício de isenção do Cofins, concedido pelo governo. Mesmo entendendo que o imposto só deixará de ser aplicado em 2010, a Yamaha antecipa o benefício já em dezembro de 2009.
O governo anunciou a nova isenção de Cofins para a compra de motocicletas até 150 cm³. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o pacote de medidas foi criado para incentivar a venda de motocicletas.
A isenção do Cofins para a compra de motos vale até março de 2010. A mesma medida já foi adotada no início do ano e suspensa em setembro de 2009. Com a isenção a tributação passa de 3% para 0%.
Outro pacote também irá beneficiar a aquisição de motocicletas até 150 cc com a criação de uma linha especial de crédito da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil de R$ 3 bilhões para o financiamento de motos. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) celebrou os benefícios anunciados.
A entidade acrescentou que para o consumidor final, a isenção da Cofins representa uma queda de aproximadamente R$ 200,00 no valor do produto final.