Outros
BFGoodrich conquista a 10ª vitória no Rali Dakar
A BFGoodrich, marca pertencente à Michelin e referência em pneus nos ralis, conquistou ontem sua 10ª vitória no Rali Dakar. O piloto Carlos Sainz, da equipe Volkswagen, alcançou o título com os pneus All Terrain +. Com a geração anterior deste pneu, o All Terrain, a BFGoodrich venceu em 2009, com Giniel de Villiers, também da equipe Volkswagen.
Este ano, a BFGoodrich propôs um novo pneu a seus parceiros – a Volkswagen, a BMW e a JMBStradale Mitsubishi -, o “All Terrain +”. Esse pneu, evolução do All Terrain vencedor do ano passado nas pistas argentinas e chilenas, é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e testes em mais de 12.000 quilômetros, inclusive com temperaturas extremas – até 45° no ar e 65° no solo.
O aumento na resistência chega até 30%, se comparado ao pneu Rock, vencedor do Rali Dakar no início de 2000. Para atingir tal resultado, foram modificadas a borracha utilizada e a estrutura do pneu, de modo que as novas esculturas pudessem diminuir o desgaste e permitir uma melhor evacuação do cascalho, pedregulhos em forma de bolas encontrados com frequência nas pistas argentinas. A ampliação da largura tornou o pneu mais confortável para os pilotos.
“O pneu BFGoodrich All Terrain + é resultado da experiência adquirida com o antecessor All Terrain, criado há três anos em parceria com nossos parceiros”, afirma Michel Maraval, designer da BFGoodrich.
O perfil pontiagudo do pneu All Terrain + se modifica em função das condições enfrentadas como resultado da força centrífuga, já que em um rali, as equipes utilizam o mesmo tipo de pneu durante toda a prova. A arquitetura do reforço do pneu também foi otimizada, o que contribui para ampliar a sua eficácia.
Inscrito em competições há apenas seis meses, o pneu BFGoodrich All Terrain +, com a dimensão 245/80-16, já mostrou para que veio: vitória na Baja espanhola, com Nani Roma, BMW; no Silkway Rali, com Carlos Sainz, Volkswagen; e no Rali do Marrocos, com Stéphane Peterhansel, BMW.