Connect with us

Outros

GM e Chevrolet completam 85 anos de atividades no Brasil de ‘olho’ no futuro

Published

on

Primeira fachada da GM do Brasil, na Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga, em São Paulo

A empresa e sua marca de veículos crescem no mercado brasileiro com recordes sucessivos de vendas nos últimos anos
Texto e Fotos: Imprensa Chevrolet

A General Motors e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no país, em 26 de janeiro de 1925, completaram nesta terça-feira (26/01/2010), 85 anos de uma história bem sucedida no Brasil, com planos de expansão em andamento e um expressivo programa de investimento de R$ 5 bilhões, que prevê a renovação de toda a linha de veículos oferecida no mercado brasileiro. No ano passado, a Chevrolet registrou um novo recorde histórico de vendas, chegando bem próximo das 600 mil unidades.

Advertisement

“A maior prova de que a GM do Brasil é a ‘GM do Futuro’ é o fato que vamos investir R$ 5 bilhões no Brasil até 2012, com uma média anual de R$ 1 bilhão. São investimentos em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que “os investimentos da companhia são uma demonstração inequívoca de compromisso com o futuro do país. Nos últimos 85 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem mais de 550 concessionárias por todo o Brasil e oferece a maior linha de veículos 100% flex”.

A marca Chevrolet registrou, em 2009, seu melhor resultado de vendas no País, com o emplacamento recorde de 595.536 veículos, com participação de 19% no mercado brasileiro total. A marca assinalada foi a melhor obtida pela subsidiária brasileira – terceira maior operação da GM no mundo depois de Estados Unidos e China.

Advertisement
As vendas em 2009 superaram em 46.596 unidades o recorde anterior, de 2008, que foi de 548.943 unidades, com crescimento de 8,5% no volume de vendas. A Chevrolet também registrou, em dezembro de 2009, o melhor mês de dezembro de sua história, com 53.742 unidades, superando em 4.511 unidades o recorde anterior, de dezembro de 2007, que foi de 49.231 veículos. Considerando apenas os segmentos em que a Chevrolet atua, ou sejam, veículos de passageiros e comerciais leves, sua participação chegou a 20%.

Crescimentos sucessivos

Nos últimos três anos a Chevrolet registrou recordes sucessivos de vendas. Em 2007, as vendas chegaram a 498.693 veículos, marca superada em 2008, com 548.943 unidades. Agora, em 2009, as vendas chegaram próximas ao patamar de 600 mil unidades.

Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, comemora os resultados destacando que a subsidária brasileira, além de ser um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura, também tem obtido lucratividade nos últimos anos.

Advertisement
“2009 foi o ano da superação, em que cada colaborador da GM participou decisivamente dos esforços para vencer as adversidades de um mercado impactado pela crise global e soube usar a criatividade para reinventar a companhia”, destaca Jaime Ardila.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, lembra que em relação à marca Chevrolet no mundo, o mercado brasileiro é o segundo maior em tamanho, só ficando atrás do mercado norte-americano.

Para Pinheiro Neto, “a GM não só manteve todos os seus projetos, mas também foi a primeira empresa do setor a anunciar um grande investimento de expansão no auge da crise. Os R$ 2 bilhões anunciados em julho de 2009 para a expansão da fábrica de Gravataí e desenvolvimento de uma nova família de veículos, foram parte de um plano de investimento de R$ 5 bilhões, que serão aplicados no Brasil até 2012. Esta é uma prova inequívoca do compromisso da GM com o País”.

Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da Chevrolet, acentua ainda que a linha de veículos da marca é a maior oferecida pelo setor automobilístico brasileiro no País, com 18 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, monovolumes Meriva e Zafira, utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.

Advertisement
Hoje, a GM conta com um efetivo de 21.200 empregados em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e outras unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (centro distribuidor de peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta).
Advertisement